Vídeo mostra PM atirando balas de borracha em homem em estádio de GO

Atingido estava de costas, com mãos na cabeça; corporação abre investigação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Goiânia

A Polícia Militar de Goiás abriu um procedimento administrativo disciplinar para investigar a conduta de um policial que atirou balas de borracha nas costas de um homem de 37 anos, que estava de costas, em pé, com as mãos na cabeça. O fato ocorreu no último domingo (12), após jogo de futebol, em Mozarlândia, região noroeste de Goiás, e foi registrado em vídeos gravados por torcedores.

Em nota, o assessor de comunicação da PM goiana, tenente-coronel Dallbian Guimarães Rodrigues, disse que o comando da corporação determinou a investigação. Outro policial jogou spray de pimenta no torcedor após os disparos. Os nomes dos PMs não foram divulgados.

Imagem exibe torcedor de costas, mãos na cabeça - Reprodução/TV Globo

A cena ocorreu no estádio Alício Camões de Araújo, depois de uma confusão ao final da partida entre os times de Mozarlândia e Aruanã. Segundo relatos, um grupo de pessoas invadiu o campo, o que teria levado uma equipe de policiais a ocupá-lo.

Um vídeo, gravado por um homem que estava na arquibancada, mostra o momento em que o torcedor se aproxima de três policiais que estavam do outro lado de uma cerca de arame. Não é possível ouvir o teor da conversa. Ele recebe ordem para se render e vira as costas com as mãos na cabeça.

Em seguida, de repente, um dos policiais levanta a arma e atira nas costas do torcedor por duas vezes. Imediatamente depois, outro PM se aproxima do homem, ainda pelo outro lado da cerca, e joga spray de pimenta na direção de seu rosto.

"Filma isso aí", diz um torcedor, da arquibancada. "Eu gravei", comenta o autor de um dos vídeos, para receber comentário do colega, logo em seguida: "É processo, processo".

Outro vídeo mostra, ainda, que alguns torcedores se revoltaram com a ação dos policiais. No campo, uma mulher gravou o momento em que criticou os PMs a poucos metros deles enquanto os filmava pelas costas. "Isso é abuso de autoridade", gritou ela.

Policiais que integram o Comando de Policiamento Especializado (CPE) da cidade de Goiás, a cerca de 140 km de Mozarlândia, foram chamados para o jogo de futebol para reforçar a segurança.

O vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Roberto Serra da Silva Maia, criticou a ação. "Os vídeos revelaram excessos dos policiais, que deverão ser rigorosamente averiguados", ressaltou.

"Apesar de o policial ter utilizado instrumentos de menor potencial ofensivo, como tiros de bala de borracha e spray, o cidadão vitimado aparentemente não oferecia resistência, não se encontrava portando arma ou apresentava algum risco imediato de morte ou de lesões aos agentes de segurança ou a terceiros", afirmou Maia.

Torcedor exibe marcas dos tiros de borracha que levou - Reprodução/TV Globo

A reportagem não obteve retorno do secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, até o momento da publicação deste texto. Também não conseguiu resposta da Prefeitura de Mozarlândia e dos times envolvidos na partida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.