Descrição de chapéu tênis

Russa Elena Ribakina é campeã de Wimbledon defendendo Cazaquistão

Tenista bateu tunisiana Ons Jabeur; se competisse pelo país natal, ela teria sido barrada pelo torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Elena Ribakina venceu de virada neste sábado (9) a final feminina de Wimbledon, disputada contra a tunisiana Ons Jabeur, primeira africana a chegar a uma decisão do torneio, e garantiu seu primeiro título de Grand Slam.

Depois de perder o primeiro set por 6 a 3, a cazaque nascida na Rússia e moradora de Moscou marcou dois 6 a 2 seguidos para garantir o título contra a atual número 2 do mundo.

Ribakina compete há quatro anos pelo Cazaquistão e, por isso, pôde contornar a exclusão de russos e belarussos desta edição da competição, em razão da invasão da Ucrânia por Vladimir Putin.

Elena Rybakina durante a final de Wimbledon, disputada conta Ons Jabeur - Toby Melville/Reuters

Ambas são estreantes em finais de Grand Slam. Jabeur, 27, que diz querer servir de inspiração para tenistas árabes e africanas, ganhou a simpatia de torcedores do torneio.

Antes da partida, Ribakina, 23, afirmou que "não esperava chegar à segunda semana e muito menos à final", depois de ter perdido nas oitavas de final em sua primeira participação, em 2021. Nesse mesmo ano, a tenista nascida em Moscou chegou às quartas de final em Roland Garros, seu melhor desempenho em um dos quatro principais torneios mundiais até o título deste sábado.

Neste ano, Jabeur venceu o torneio na grama em Berlim e acumulou 11 vitórias consecutivas nesse tipo de quadra. Já Ribakina chegou à competição em Londres se recuperando de uma lesão, o que não permitiu que tivesse uma boa preparação.

Kate Middleton, duquesa de Cambridge, entrega a taça de Wimbledon para Elena Ribakina, nascida na Rússia, mas que defende o Cazaquistão há quatro anos
Kate Middleton, duquesa de Cambridge, entrega a taça de Wimbledon para Elena Ribakina, nascida na Rússia, mas que defende o Cazaquistão há quatro anos - Sebatien Bozon/AFP

A vitória cria um incômodo para a organização de Wimbledon no ano de comemoração do centenário de sua quadra central. Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, entregou o troféu a Ribakina. Especula-se que o banimento de atletas da Rússia e de Belarus tenha sido motivado também para evitar que um membro da família real britânica premiasse atletas desses países.

A final masculina será disputada neste domingo (10) entre Novak Djokovic e Nick Kyrgios, que coleciona punições por quebrar raquetes e protocolos e ofender juízes.

O favorito Djokovic, atual número três do mundo, busca sua sétima conquista em Wimbledon e pode alcançar seu 21º título em Grand Slams, se aproximando dos 22 do recordista Rafael Nadal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.