Descrição de chapéu F1

Guanyu Zhou capota após acidente na largada do GP da Inglaterra; Sainz vence

Piloto chinês deixou o carro consciente e passa por exames, segundo equipe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O GP da Inglaterra de F1, disputado em Silverstone, foi interrompido neste domingo (3) ainda na primeira volta logo depois de um acidente envolvendo cinco pilotos, entre eles o chinês Guanyu Zhou, da equipe Alfa Romeo. Ele capotou várias vezes e se chocou contra um alambrado, bem próximo aos torcedores.

De acordo com a escuderia do chinês, ele foi retirado do carro consciente e foi encaminhado para o centro médico para ser avaliado.

Depois da corrida, Zhou postou uma foto nas redes sociais e disse que estava bem. "O halo me salvou hoje. Obrigado a todos pelas mensagens gentis!", escreveu.

Em nota, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) informou que o tailandês Alexander Albon, da Williams, também consciente, foi outro que precisou ser levado aos cuidados médicos devido à batida. Na sequência, foi encaminhado para um hospital próximo para fazer mais exames. Ele também usou as redes sociais para informar que estava bem.

Momento da batida que causou o capotamento do carro de Zhou
Momento da batida que causou o capotamento do carro de Zhou - Molly Darlington/Reuters

Além dos dois, George Russell (Mercedes), Esteban Ocon (Alpine) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) também se envolveram no acidente, mas saíram ilesos de seus carros.

A Liberty Media, responsável pela geração das imagens oficiais da F1, demorou cerca de 30 minutos para divulgar o momento do acidente, causando certa apreensão sobre o que havia acontecido com os pilotos.

Quando os vídeos foram reprisados, foi possível ver Pierre Gasly, da AlphaTauri, tocando em Russell, que bateu em Zhou, que capotou várias vezes e foi parar atrás da barreira de pneus, quase atingindo o público presente.

Minutos após o acidente, vários torcedores presentes tentaram invadir a pista, conforme informou a FIA. "Podemos confirmar que, após a bandeira vermelha, várias pessoas tentaram entrar na pista. Essas pessoas foram imediatamente removidas e o assunto agora está sendo tratado pelas autoridades locais".

A corrida ficou interrompida por uma hora, quando teve sua nova largada às 12h (de Brasília). Os pilotos que voltaram para a pista retornaram às posições originais de largada, como Carlos Sainz, da Ferrari, na pole.

O espanhol conquistou na Inglaterra a primeira vitória de sua carreira, depois de uma disputa intensa pelas primeiras posições. O mexicano Sergio Perez, da Red Bull, foi o segundo, e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o pódio em terceiro.

Líder do campeonato, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, teve um problema em seu carro e acabou cruzando a linha de chegada em sétimo. Ele soma, agora, 181 pontos, contra 147 de Perez, o segundo.

A próxima etapa da F1 será o GP da Áustria, no dia 10 de julho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.