Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile lançam candidatura conjunta para sediar a Copa de 2030

Espanha e Portugal, em conjunto, são por enquanto a única candidatura rival

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montevidéu, Uruguai | AFP

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram nesta terça-feira (2) sua candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, a primeira compartilhada entre quatro países.

As autoridades desses países oficializaram a candidatura no Estádio Centenário, em Montevidéu, onde o Uruguai derrotou a Argentina por 4 a 2 na final da Copa de 1930 e se sagrou como o primeiro campeão do mundo.

Os presidentes de cada federação candidata, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, assim como os respectivos ministros de Esportes, mostrarão o selo de um "mundial Centenário".

Estádio Centenário, no Uruguai, palco da final da Copa do Mundo de 1930
Estádio Centenário, no Uruguai, palco da final da Copa do Mundo de 1930 - Nicolas Garcia - 20.nov.17/AFP

O desejo de trazer a Copa de volta à América do Sul vem de longa data e começou a ser desenhado entre Uruguai e Argentina. Em 2017, antes de um jogo entre as seleções pelas Eliminatórias, Luis Suárez e Lionel Messi posaram juntos com números em suas camisas que formavam 2030, dando o pontapé inicial para uma campanha que depois agregou Chile e Paraguai.

Já neste ano, em meados de junho, após presidir uma reunião entre representantes dos quatro países em Assunção para formar uma mesa de trabalho, o vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, indicou que o objetivo é "recorrer à história e, sobretudo, a o que o futebol representa para esta parte do continente".

Domínguez também enfatizou o mesmo ponto. "Ao completar 100 anos, a Copa do Mundo deve voltar a sua casa original, a América do Sul", tuitou então o presidente da Conmebol.

Espanha e Portugal, em conjunto, são por enquanto a única candidatura rival, após se postularem em junho de 2021. Marrocos, que a princípio iria se unir aos países ibéricos, pode se candidatar sozinho, mas ainda não o fez oficialmente.

Autoridades de Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile durante lançamento de candidatura para a Copa de 2030
Autoridades de Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile durante lançamento de candidatura para a Copa de 2030 - Pablo Porciuncula - 2.ago/AFP

Da mesma forma, Reino Unido e Irlanda desistiram em fevereiro da ideia de outra candidatura conjunta para o Mundial de 2030 e voltaram suas atenções para a Eurocopa de 2028.

Em outubro de 2021, o governo de Israel informou que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, lançou a ideia de que o país pode organizar o Mundial de 2030 com outros países da região liderados pelos Emirados Árabes Unidos.

Até agora, a maioria das Copas aconteceu na Europa. Antes do Mundial de 2014, no Brasil, a última edição na América do Sul tinha sido em 1978, na Argentina.

A Copa do Mundo de 2026 será organizada por Estados Unidos, México e Canadá, a primeira vez com três países em conjunto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.