Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Conheça o novo VAR, que 'parou' o ataque da Argentina no primeiro tempo

Recurso tecnológico permite que impedimento seja marcado quase automaticamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A seleção argentina teve um primeiro tempo avassalador em sua estreia na Copa do Mundo contra a Arábia Saudita: fez 4 gols, mas só um valeu. Uma nova tecnologia do VAR é capaz de traçar impedimentos quase automaticamente, invalidando os gols dos hermanos com precisão milimétrica.

É o impedimento semiautomático, composto por 12 câmeras montadas no alto do estádio para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo.

Assim é calculada a posição exata do atleta em campo. A bola também tem um sensor que permite saber exatamente o momento em que foi tocada.

Quando os dados indicam a possibilidade de impedimento, os árbitros na cabine entram em ação para checar o posicionamento em uma animação 3D gerada pela inteligência artificial.

Impedimento semiautomático crava posição ilegal de Lautaro Martínez em gol anulado da Argentina contra a Arábia Saudita
Impedimento semiautomático crava posição ilegal de Lautaro Martínez em gol anulado da Argentina contra a Arábia Saudita - Reprodução

A principal intervenção do robô aconteceu aos 27 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Lautaro Martínez recebeu passe de Papu Gómez e encobriu Al-Owais, goleiro da Arábia. Pela TV e pelos olhos do bandeira, o gol de Lautaro pareceu normal, mas a tecnologia pegou o atacante argentino com parte do ombro à frente.

Outros dois gols foram anulados em campo pelo assistente: um de Messi e outro de Lautaro. A inteligência artificial confirmou a infração.

Desde seu surgimento, o VAR é alvo de críticas pela demora na análise de lances polêmicos. No caso de impedimentos, o tempo costumava ser gasto no traçado da linha de impedimento, economizado com a inteligência artificial nesta nova tecnologia.

Veja a tabela completa da Copa do Mundo, com classificação, jogos por dia e por grupo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.