EUA adornam centro de treinamento na Copa com escudo nas cores do arco-íris

Desenho é parte da iniciativa 'Seja a Mudança'; relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são ilegais no Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Iain Axon
Qatar | Reuters

A seleção dos Estados Unidos mostrará na Copa do Mundo seu apoio à comunidade LGBTQIA+ por meio de um logotipo da equipe com tema de arco-íris em seu centro de treinamento e na sala de imprensa.

Relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são ilegais no Qatar, que sediará o torneio a partir de domingo (20).

O desenho apresenta sete listras verticais nas cores do arco-íris abaixo de "USA", em letras azuis-escuras, e faz parte da iniciativa "Be The Change" ("seja a mudança") que a equipe adotou em 2020 com o objetivo de inspirar ações em questões de justiça social.

Esscudo da seleção dos EUA com a cores do arco-íris, em apoio às pessoas LGBTQIA+, em parede de sala usada para entrevistas da equipe em Al Rayyan, no Qatar
Cores do arco-íris no escudo da seleção dos EUA, em apoio às pessoas LGBTQIA+, em sala usada para entrevistas de membros da equipe em Al Rayyan, no Qatar, sede da Copa de 2022 - Carl Recine - 14.nov.2022/Reuters

"Quando estamos no cenário mundial e quando estamos em um local como o Qatar, é importante conscientizar sobre essas questões, e é disso que se trata Be the Change", disse o técnico da seleção, Gregg Berhalter nesta segunda-feira (14).

"Não é apenas nos Estados Unidos que queremos chamar a atenção para as questões sociais, mas também no exterior. Reconhecemos que o Qatar avançou e houve muito progresso, mas ainda há trabalho a fazer."

Os organizadores da Copa, que é a primeira a ser realizada em um país do Oriente Médio, dizem que todos, independentemente de sua orientação sexual ou origem, são bem-vindos, mas já alertaram contra demonstrações públicas de afeto.

Jogadores de futebol levantaram preocupações sobre os direitos dos torcedores que já viajaram ou ainda viajarão para o evento que vai até 18 dezembro, especialmente indivíduos LGBTQIA+ e mulheres, a quem grupos de direitos humanos dizem que as leis do Qatar discriminam.

"Somos um grupo que acredita na inclusão e continuaremos a projetar essa mensagem daqui para a frente. Conversamos e continuamos a ter discussões à medida que avançamos para os jogos. Nós nos apoiamos na mensagem ‘seja a mudança’", disse o goleiro Sean Johnson. "Isso é algo de que nos orgulhamos."

O escudo do arco-íris, que não será usado pela equipe durante os jogos da Copa, tem sido exibido rotineiramente pelo futebol norte-americano, independentemente da ocasião, como forma de promover um espírito de inclusão.

"Nosso escudo do arco-íris tem um papel importante e consistente na identidade do futebol dos Estados Unidos", afirmou Neil Buethe, porta-voz da US Soccer, a federação de futebol do país.

"Como parte de nossa abordagem para qualquer partida ou evento, incluímos a marca do arco-íris para apoiar e abraçar a comunidade LGBTQ, bem como para promover um espírito de inclusão e boas-vindas a todos os fãs em todo o mundo."

O escudo original da seleção dos EUA, acima do modificado, com as cores do arco-íris, que está em instalações da seleção norte-americana na Copa do Qatar
O escudo original da seleção dos EUA (acima) e o modificado, com as cores do arco-íris, que adorna instalações da seleção norte-americana na Copa do Qatar - Carl Recine - 14.nov.2022/Reuters

Buethe concluiu: "Como resultado, os locais que gerenciaremos e operaremos na Copa do Mundo, como o hotel da equipe, áreas de mídia e festas, apresentarão [escudo com] a marca tradicional e a marca do futebol americano".

Na Copa no Qatar, os Estados Unidos estão no Grupo B e enfrentarão Inglaterra, Irã e País de Gales.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.