Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Fifa lança suas próprias braçadeiras de capitão para Copa

Iniciativa confronta seleções que querem usar acessório em defesa da comunidade LGBTQIA+

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha | AFP

Diante da vontade de várias seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2022 de usarem braçadeiras de capitão coloridas a favor da inclusão da comunidade LGBTQIA+, a Fifa reagiu neste sábado (19) e lançou suas próprias braçadeiras com mensagens de mobilização.

"O esporte mais popular do mundo também pode contribuir para mudar nossas sociedades para melhor, transmitindo mensagens positivas", escreveu a entidade em um comunicado.

Nos acessórios aparecem vários lemas como "salvemos o planeta", "educação para todos" e "não à discriminação".

Presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante entrevista neste sábado, no Qatar
Presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante entrevista neste sábado (19), no Qatar - Lan Hongguang/Xinhua

"As equipes participantes podem divulgar as mensagens entregues pela Fifa através das braçadeiras dos capitães", escolhendo o lema desejado, explica o comunicado.

Na nota, a Fifa não se pronuncia sobre as braçadeiras coloridas da iniciativa One Love, em defesa da comunidade LGBTQIA+. As autoridades do futebol historicamente se opõem às mensagens políticas nos estádios.

A entidade do futebol não fez comentários sobre a possibilidade de sanções aos capitães que usarem o acessório da campanha.

Manuel Neuer, campeão do mundo com a Alemanha em 2014, deixou claro que vai usar a braçadeira One Love, e sua federação disse estar disposta a aceitar qualquer multa.

"Nosso capitão (Simon Kjaer) usará a braçadeira One Love. Não sei quais seriam as consequências, já veremos", disse por sua vez o meia dinamarquês Christian Eriksen.

Desde que foi escolhido como sede do Mundial, em 2010, o Qatar é alvo de fortes críticas, que se intensificaram com a aproximação do início do evento, em particular sobre os direitos humanos, incluídos os das pessoas LGBTQIA+.

A homossexualidade e as relações sexuais fora do casamento são passíveis de pena no país.

Além disso, o Qatar se envolveu em nova polêmica na sexta (18), quando proibiu a venda de cerveja nos estádios da Copa do Mundo. A Budweiser, uma das patrocinadoras do evento, mostrou-se surpresa.

Ex-mandatário da Fifa, Sepp Blatter disse no início deste mês que a escolha do país árabe como sede do evento foi um erro.

Também neste sábado, Hassan Al Thawadi, chefe do Comitê Supremo para Entrega e Legado da Copa, disse que as críticas ao Qatar como sede da Copa são baseadas em visões racistas do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.