Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022 LGBTQIA+

Fifa proíbe a Bélgica de usar camisa com a palavra 'Love' na Copa do Mundo

Entidade já havia ameaçado as seleções que usassem braçadeiras coloridas contra a discriminação no Mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha | AFP

A Bélgica, que já havia visto como a Fifa a impediu de usar a braçadeira "One Love" em apoio à comunidade LGBTQIA+ durante a Copa do Mundo, também não poderá usar seu segundo conjunto de camisetas, nas quais a palavra "Love" ("Amor", em inglês) é inscrito, disse a Real Federação Belga de Futebol nesta segunda-feira (21).

Essa camisa, em grande parte branca, mas com partes nas diferentes cores do arco-íris, traz a palavra "Love" na gola e essa menção, segundo a Federação Belga, causaria problemas para a Fifa. Bastaria retirar essa palavra para a peça ser validada pela organização.

O belga Kevin De Bruyne disputa lance com o egípcio Tarek Hamed em amistoso pré-Copa
O belga Kevin De Bruyne disputa lance com o egípcio Tarek Hamed em amistoso pré-Copa; a segunda camisa da Bélgica (branca com a palavra 'Love' na gola) foi proibida pela Fifa - Asad - 19.nov.22/Xinhua

"O desenho da camisa foi feito inspirado nos famosos fogos de artifício do Tomorrowland (festival de música) e representa os valores comuns de diversidade, igualdade e inclusão", havia especificado a federação ao apresentar a camisa em setembro passado.

Esse veto não afetaria a Bélgica, pelo menos na fase de grupos, já que planejava vestir seu primeiro uniforme, vermelho, nas três partidas.

As sete seleções europeias que planejavam usar a braçadeira de capitão "One Love" contra a discriminação na Copa do Mundo do Qatar renunciaram nesta segunda-feira sob a ameaça de sanções esportivas.

"A Fifa tem sido muito clara. Ela imporá sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras em campo. Como Federações Nacionais, não podemos pedir a nossos jogadores que se arrisquem a sanções esportivas, incluindo cartões amarelos", escreveram essas sete federações.

"Jogadores e treinadores belgas são grandes defensores da inclusão e continuarão a mostrar seu apoio de outras formas", reagiu a federação, indicando que terá "um olhar crítico sobre suas relações com a Fifa" a partir de agora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.