Melhor jogador do mundo, Benzema está fora da Copa

Com lesão na coxa, ganhador da Bola de Ouro deste ano não poderá defender a França, atual campeã mundial, no Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ganhador da Bola de Ouro deste ano, tradicional prêmio dado ao melhor jogador do mundo, o atacante Karim Benzema, 34, está fora da Copa do Mundo do Qatar.

O atacante do Real Madrid, que sofre há um mês com um problema na coxa, deixou neste sábado (19) o treinamento da seleção francesa, e horas depois a federação de futebol do país (FFF) informou que ele não se recuperará a tempo de atuar no Mundial.

De acordo com a FFF, "Benzema foi obrigado a interromper o treino coletivo por sentir dores no quadríceps da coxa esquerda. Ele fez uma ressonância magnética em um hospital em Doha, que infelizmente confirmou uma lesão no fêmur, que exigirá um período de recuperação de três semanas".

Com uniforme azul e meias brancas, o atacante Benzema, de cabeça baixa, anda em campo de treino da França em Doha
O atacante Benzema deixou treino da França e passou por exames que determinaram que ele está fora da Copa do Mundo do Qatar - Franck Fife - 17.nov.2022/AFP

Devido aos problemas físicos, Benzema não atua em um jogo completo há um mês.

Esteve em campo em uma partida inteira pela última vez no dia 19 de outubro, quando, com um gol dele, o Real Madrid derrotou o Elche por 3 a 0.

A ausência do centroavante é a mais nova baixa para Didier Deschamps, o técnico da França, que já perdeu para a Copa, por contusão, os volantes Pogba e Kanté, o goleiro Maignan, o zagueiro Kimpembe e o meia-atacante Nkunku.

"Estou extremamente triste por Karim, que fez desta Copa do Mundo um grande objetivo", disse Deschamps, que ainda anunciaria o substituto do artilheiro. "Apesar desse novo golpe, tenho total confiança no meu grupo. Faremos de tudo para superar o imenso desafio que nos espera."

Sob o comando do técnico, a França, que estreia na terça-feira (22) contra a Austrália, tentará repetir no Qatar o título obtido na Rússia, em 2018. O corte de Benzema ampliará a direção dos holofotes sobre Kylian Mbappé, 23, estrela do Paris Saint-Germain.

Nunca desisti na minha vida, mas nesta noite tenho que pensar no time, então a razão me diz para deixar meu lugar para alguém que possa ajudar nosso grupo a fazer uma boa Copa do Mundo

Benzema

atacante francês, sobre estar fora da Copa, em rede social

No auge da carreira

Benzema alcançou o ápice da carreira no mês passado, ao conquistar o prêmio Bola de Ouro, oferecido pela revista France Football desde 1956.

Foi uma das maiores reviravoltas já registradas no futebol europeu, pois o jogador chegou a ser considerado um pária do futebol francês.

Em 2015, viu-se envolvido em um escândalo de chantagem com uso de vídeos íntimos do meia Mathieu Valbuena, seu companheiro de seleção. Benzema chegou a ser detido e passou uma noite na delegacia.

Em novembro de 2021, foi condenado a um ano de prisão (a pena acabou suspensa) e a pagar 305 mil euros (R$ 1,7 milhão pelo câmbio atual) como multa, danos morais e custos advocatícios.

Benzema insiste não ter tido nenhuma participação no crime e diz que apenas tentou ajudar um amigo a encerrar um caso que poderia ser vexatório.

Sob chuva, Benzema exibe a Bola de Ouro, maior prêmio individual de sua carreira, no estádio Santiago Bernabéu antes de jogo do Real Madrid com o Sevilla; ele segura o troféu com as duas mãos
Já afastado por contusão, Benzema exibe a Bola de Ouro, maior prêmio individual de sua carreira, no estádio Santiago Bernabéu antes de jogo do Real Madrid com o Sevilla, pelo Campeonato Espanhol - Violeta Santos Moura - 22.out.2022/Reuters

"Ter isso aqui diante de mim é um orgulho. Estou me lembrando de quando era bem pequeno. Todo o trabalho que nunca larguei. Era um sonho de criança. Cresci com isso na minha cabeça e tive motivação com dois exemplos na vida: Zidane e Ronaldo. Muito trabalho, não largar nada. Treinar sempre mais e sempre manter o sonho na cabeça. Tudo é possível", disse depois de ganhar a Bola de Ouro.

Benzema foi o artilheiro do Real Madrid na campanha da conquista da Champions League 2021/22, na qual o time espanhol derrotou o Liverpool na decisão. O camisa 9 marcou 15 gols em dez partidas.

O atacante disputaria neste ano sua segunda Copa do Mundo. Na primeira, no Brasil, em 2014, anotou três gols, todos na fase grupos –dois contra Honduras, um contra a Suíça. Nesse Mundial, a França caiu nas quartas de final, diante da Alemanha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.