Japão bate a Espanha, desbanca gigantes europeus e se classifica em primeiro lugar

Seleção espanhola fica com a segunda colocação do Grupo E

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Japão venceu a seleção espanhola por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira (1º), no estádio Khalifa, e garantiu a primeira colocação do Grupo E da Copa do Mundo do Qatar, deixando a poderosa Alemanha fora do Mundial.

Agora, o Japão vai enfrentar a seleção da Croácia nas oitavas de final.

A Espanha, que começou a Copa apavorando o mundo com uma goleada por 7 a 0 sobre a Costa Rica, chegou a estar eliminada durante três minutos —tempo que durou a vantagem dos costa-riquenhos sobre os alemães na outra partida—, mas segurou a segunda colocação e agora vai enfrentar Marrocos.

Diferentemente do primeiro jogo, os espanhóis iniciaram o confronto com o Japão apostando mais no toque de bola do que na velocidade para chegar ao ataque.

Imagem colorida vista de cima mostra o jogador do Japão, Mitoma, tocando na bola com o pé esquerdo, em cima da linha de fundo. Ao lado dele, na direita, um outro jogador do Japão está esticado no chão. Logo atrás, o jogador da Espanha tenta interceptar a bola.
Mitoma evita que a bola saia completamente e toca para trás, no lance que originou o segundo gol do Japão na vitória sobre a Espanha, no estádio Khalifa - Giuseppe Cacace/AFP

Com o Japão era o contrário. Como era raro ter a posse de bola, o jeito era partir com tudo quando tivesse uma chance. E foi isso o que aconteceu aos 8 minutos, quando Morita abriu para Ito na esquerda, dentro da área, e ele bateu cruzado, para fora.

O troco espanhol foi cruel. Aos 11 minutos, em um cruzamento de Nico Willians pela direita, Morata subiu mais que a defesa japonesa e cabeceou para o fundo da rede.

O resultado complicava o Japão, já que na outra partida a Alemanha já fazia 1 a 0 sobre a Costa Rica e ficava com o segundo lugar do grupo.

A Espanha, por sua vez, manteve a sua postura e seguiu tocando a bola, sem criar muito. O primeiro tempo acabou com 565 passes trocados dos espanhóis contra 116 do Japão e uma posse de bola de 82%.

No segundo tempo, o roteiro mudou completamente. Os japoneses foram para o tudo ou nada e conseguiram uma incrível virada em cinco minutos. Primeiro com um gol de Doan, aos 3 minutos, aproveitando uma saída errada da defesa espanhola. Dois minutos depois, em uma jogada polêmica, Tanaka fez o segundo.

No lance, Doan desceu pela direita, invadiu a área e bateu cruzado. Mitoma se esticou todo e, em cima da linha de fundo, tocou a bola para a pequena área para Tanaka, que só desviou para o gol entre os zagueiros.

O jogo ficou parado por três minutos até que o VAR pudesse verificar se a bola havia saído completamente antes de Mitoma tocar para a área. A conclusão foi de que a bola estava em jogo e o gol foi confirmado.

O gol balançou a seleção espanhola, que precisou sair de sua característica e partir para cima em busca do gol de empate. Para complicar, no outro jogo, a Costa Rica também conseguia uma virada surpreendente e, além dos alemães, também tirava a vaga da Espanha nas oitavas.

Mas esse panorama durou apenas três minutos, já que a Alemanha conseguia o empate. Mesmo assim, a Espanha ainda procurava se garantir para não ser vítima de uma zebra histórica. Porém, mantinha a posse de bola, mas sem levar perigo ao gol de Gonda.

Com o tempo passando, a Espanha só acumulava posse de bola. Perto dos 40 minutos, já estava com 82%. Mas antes de a juventude espanhola começar a sentir o baque, a Alemanha voltou a ficar em vantagem no outro jogo, o que garantiu o time do técnico Luis Enrique nas oitavas, mesmo diante da derrota para um surpreendente Japão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.