Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2010 - 07h00

Mano coleciona 'Maracanazos' no currículo

Publicidade

JOSÉ RICARDO LEITE
DE SÃO PAULO

Escolhido pela CBF para a missão de ganhar uma Copa no território nacional e assim afastar o fantasma de 1950, Mano Menezes carrega em sua carreira um curioso tabu: jamais venceu um jogo no Maracanã, já escolhido como local da final do Mundial-2014.

Nas dez vezes em que esteve no mais tradicional palco do futebol brasileiro, comandando Grêmio e Corinthians, o novo técnico da seleção brasileira obteve cinco empates e cinco derrotas --apenas 33% de aproveitamento.

Nacho Doce/Reuters
Mano Menezes durante entrevista, nesta sexta
Mano Menezes durante entrevista, nesta sexta

O técnico gaúcho pode, pelo menos, dizer que uma destas partidas teve sabor de vitória pelas circunstâncias: o empate por 2 a 2 contra o Fluminense, na Copa do Brasil de 2009, no jogo da volta, garantiu o time alvinegro na semifinais.

Outro alento é que o título da Copa do Brasil do ano passado, o de maior prestígio da modesta galeria de conquistas de Mano, ainda teve outra passagem pelo Maracanã, o empate por 1 a 1 com o Vasco no primeiro duelo das semifinais.

Já a última participação no local foi um dos piores momentos do agora técnico da seleção em seu período de dois anos e meio no Corinthians. Derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no dia 28 de abril, no jogo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores da América, maior sonho do torcedor do Parque São Jorge.

Os corintianos ainda atuaram com um homem a mais desde o primeiro tempo, e Mano foi criticado pela torcida na ocasião pela pouca ousadia e por permitira que o adversário fosse melhor, mesmo em desvantagem numérica. A vitória por 2 a 1 no jogo da volta, em São Paulo, não foi suficiente para evitar a eliminação, e o treinador chegou a entregar o cargo após a queda.

O Flamengo é, por sinal, seu maior algoz no Maracanã, sendo responsável por quatro das cinco derrotas de Mano -a outra foi para o Botafogo.

Mano, no entanto, deve ter pelo menos uma oportunidade antes do Mundial para conseguir sua primeira vitória no Maracanã, a Copa das Confederações de 2013, que deve ter o estádio como uma de suas sedes e até possivelmente da final.

Maracanazzs

Mano coleciona também em sua carreira algumas derrotas marcantes frente à torcida dos clubes que dirigiu. Em 2004, na sua primeira considerável aparição no cenário nacional, Mano quase levou o XV de Novembro de Campo Bom-RS à final da Copa do Brasil. Mas, depois de vencer o primeiro jogo contra o Santo André, fora, perdeu como mandante, no Sul, e viu o time do ABC paulista avançar e depois conquistar o título.

Em 2006, dirigindo o Grêmio, foi eliminado na Copa do Brasil em pleno estádio Olímpico pelo próprio XV de Novembro de Campo Bom, seu ex-time. Um anos depois, perdeu a final da Taça Libertadores da América, para o Boca Juniors, com derrota no segundo e decisivo jogo, no estádio Olímpico.

Este ano, com o Corinthians, novo trauma ao perder a vaga nas oitavas de final da Libertadores em pleno estádio do Pacaembu, com vitória insuficiente por 2 a 1 sobre o Flamengo.

No entanto, Mano conquistou os títulos Gaúcho, em 2007, e Paulista, em 2009, como mandante no segundo jogo, à frente de sua torcida. Já a Copa do Brasil-2009 e o Gaúcho de 2006 foram obtidos em campos rivais.

Relação de jogos de Mano no Maracanã

2010 - Corinthians

Flamengo 1 x 0 Corinthians - Taça Libertadores da América - 28/04/2010

2009 - Corinthians

Fluminense 1 x 1 Corinthians - Campeonato Brasileiro -

Flamengo 1 x 0 Corinthians - Campeonato Brasileiro -

Vasco 1 x 1 Corinthians - Copa do Brasil

Fluminense 2 x 2 Corinthians - Copa do Brasil

2007 - Grêmio

Botafogo 3 x 0 Grêmio - Campeonato Brasileiro

Fluminense 1 x 1 Grêmio Campeonato Brasileiro

Flamengo 2 x 0 Grêmio Campeonato Brasileiro

2006 - Grêmio

Botafogo 2 x 2 Grêmio Campeonato Brasileiro

Flamengo 1 x 0 Grêmio Campeonato

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página