Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2011 - 15h04

Denunciado novamente, Scolari pode pegar até 24 jogos de gancho

Publicidade

DE SÃO PAULO

O técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, e o goleiro Deola serão julgados nesta quinta-feira pelo TJD/SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) pelas declarações contra a FPF (Federação Paulista de Futebol) e o árbitro Paulo César de Oliveira, após o clássico contra o Corinthians, realizado em 1º de maio, pela semifinal do Campeonato Paulista.

Scolari e Deola foram denunciados após o procurador-geral do TJD-SP, Antônio Carlos Meccia, analisar através de vídeos as declarações do treinador e do goleiro.

A situação mais critica é do treinador palmeirense, que está citado em quatro artigos e pode ser suspenso por até 24 partidas.

Scolari está citado no artigo 243-F --ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto-- e 243-F -1º --se a ação for praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem-- em virtude de suas declarações após a partida.

"A credibilidade do campeonato está em jogo desde o sorteio [do árbitro]. É natural. Premeditado. Ele [Paulo César de Oliveira] tem um dossiê de 26 jogos. Todo mundo sabe. Tem duas solicitações. Uma para a CBF e uma para a Federação Paulista de Futebol para não colocar o árbitro", disse o treinador. Em cada artigo, a pena de Scolari pode chegar até seis jogos.

Ele ainda será julgado por sua expulsão durante o clássico e por fazer um gesto de 'roubo', como informou o árbitro Paulo César de Oliveira na súmula. Assim, responderá aos artigos 243-F 1º --ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto; se a ação for praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem-- e 258 --assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais.

Robson Ventura/Folhapress
Scolari deixa o banco de reservas cercado por policiais após expulsão no clássico
Scolari deixa o banco de reservas cercado por policiais após expulsão no clássico contra o Corinthians

No primeiro, o treinador pode receber uma punição de quatro a seis jogos, enquanto no segundo pode ser suspenso por até seis partidas. Ele deveria ser julgado nestes dois artigos na semana passada, mas a diretoria do Palmeiras pediu o adiamento.

Já Deola será julgado por ter ironizado a FPF no Twitter. "Parabéns para a FPF pela honestidade e imparcialidade demonstrada e representada, hoje, pela figura do Sr. PAULO CESAR DE OLIVEIRA!!", escreveu o goleiro em seu microblog após o jogo.

Deola está citado no artigo 258 --assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva--, que prevê gancho de uma a seis partidas.

DANILO

Já o zagueiro Danilo será julgado por sua expulsão no clássico. Ele responderá no artigo 254 --praticar jogada violenta-- e pode ser suspenso por até seis jogos. Assim como Scolari, o jogador era para ter sido julgado no dia 9 de maio, mas o TJD acatou o pedido do Palmeiras e adiou o julgamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página