Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2011 - 12h40

Para atrair público, badminton exige que mulheres usem saias

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Federação Mundial de Badminton criou uma regra polêmica para aumentar a audiência da modalidade: as jogadoras são obrigadas a usar saia ou vestido durante as partidas.

A regra já deveria estar valendo desde o último dia 1º. No entanto, protestos principalmente das federações asiáticas --potência do esporte-- conseguiram postergar a medida em um mês.

Raveendran/France Presse
As coreanas Jung Kyung Eun e Kim Ha Na jogam vestindo shorts no Aberto da Índia
As coreanas Jung Kyung Eun e Kim Ha Na jogam vestindo shorts no Aberto da Índia

"A medida visa atrair uma maior audiência, que inclui jovens e adultos, homens e mulheres", justificou o vice-presidente da Federação Mundial, Paisan Pangsikitpho.

O texto no site da entidade é claro ao dizer que a decisão visa "garantir uma apresentação atraente". O que gerou os protestos, mesmo de jogadoras que já usavam saia para jogar. Boa parte delas, porém, ainda compete de shorts.

"Sempre me senti cômoda com saia, mas forçar as jogadoras a usá-la não é o certo. A decisão deve ser da jogadora", comentou a jogadora holandesa Ilse Vaessen, atual 151 do mundo em duplas, segundo a agência de notícias Xinhua.

O treinador holandês Berben Bruijstens também criticou a decisão. "É um absurdo. Como vão promover as jogadoras de badminton apenas por usarem saias?"

Os protestos de federações do Oriente foram maiores, sobretudo em razão de atletas muçulmanas. Assim, a Federação Mundial diz que serão permitidos o uso de calças ou bermudas, mas por baixo das saias.

Neste sábado há uma assembleia geral da entidade em Qingdao, na China, e o assunto deve ser retomado.

Com EFE

China Daily/Reuters
Vestindo saias, as japonesas Satoko Suetsuna (esq.) e Miyuki Maeda jogam na Copa do Mundo de Sudirman, em Qingdao, na China
Vestindo saias, as japonesas Satoko Suetsuna (esq.) e Miyuki Maeda jogam em Qingdao, na China
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página