Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2011 - 22h54

Ouro, maratonista diz que treinou mais de 1 mês na alta altitude

Publicidade

MARCEL MERGUIZO
DO ENVIADO ESPECIAL A GUADALAJARA

Diferentemente de muitos atletas brasileiros, Adriana da Silva não reclamou da altitude de Guadalajara, mais de 1.500 acima do nível do mar. A maratonista enfrentou o problema com uma preparação específica para o Pan e colheu o resultado neste domingo: a medalha de ouro, primeira do atletismo nacional na competição deste ano.

Luis Acosta/France Presse
Adriana da Silva vai ao chão depois de completar a maratona em primeiro lugar
Adriana da Silva vai ao chão depois de completar a maratona em primeiro lugar

"Lembrei como foi difícil o treinamento [quando beijei o chão]", disse a brasileira, que logo após cruzar a linha de chegada aproveitou para beber muita água. "O tempo todo, desde a largada, sentia a garganta seca. Procurava me hidratar o máximo que pudesse".

"O planejamento foi feito corretamente. O ouro coroa o sofrimento da Adriana, que teve até acompanhamento de fisiologista", contou o técnico Cláudio Castilho.

Antes do Pan, Adriana treinou 35 dias em Paipa, cidade colombiana a 2.600 m do nível do mar, acostumando-se a altitudes de até 3.200 m. Voltou a treinar no Brasil por 15 dias e ainda teve um último período de aclimatação em São Luis do Potosi, 1.900 m acima do mar, por onde também passou a vitoriosa seleção de natação.

"Sabia que ia ser difícil mesmo. Foi tudo dentro do que esperávamos. Os treinos mostraram que dava para fazer uma boa prova. Estou muito contente", comemorou a brasileira, que ainda tenta o índice para Londres-2012.

"Não foi meu melhor tempo, tenho 2h32min em Berlim. Estou treinando para correr 2h30min, uma marca muito forte, aqui não sairia, mas este é o próximo objetivo. No início do ano teremos maratonas na Europa. Vou a Viena, Roterdã ou Londres. Preciso escolher a melhor opção para garantir a vaga [na Olímpiada]".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página