Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Japão empata nos acréscimos e é o primeiro país classificado para a Copa-14

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Após perder para Jordânia em março e adiar sua classificação à Copa do Mundo, o Japão quase viu o filme se repetir nesta terça-feira. No entanto, aos 46min do segundo tempo, o meia-atacante Honda converteu a penalidade que garantiu o empate por 1 a 1 com a Austrália e a participação japonesa no Mundial do Brasil.

Com o resultado, o Japão é o primeiro país a garantir em campo a classificação para a Copa-2014. O Brasil, por ser país-sede, já tem vaga assegurada.

Esta é a quinta vez consecutiva que o Japão se classifica para uma Copa do Mundo. Líder do Grupo B das eliminatórias asiáticas, a seleção comandada pelo italiano Alberto Zaccheroni somou 14 pontos e não pode mais ser alcançada no topo da chave.

A Austrália está com sete pontos, na segunda colocação e depende apenas de suas forças para avançar ao Mundial. Na próxima terça-feira, a seleção recebe a Jordânia, concorrente direta pela segunda vaga do grupo. Depois, no dia 18 de junho, encerra sua participação nas eliminatórias contra o Iraque, também em casa.

No dia 11 de junho, quatro dias antes de enfrentar o Brasil na estreia da Copa das Confederações, em Brasília, o Japão faz sua última partida pelas eliminatórias diante do Iraque, em Doha.

O JOGO

O Japão necessitava apenas de um empate para se classificar à Copa do Mundo. Mas nem por isso deixou de atacar a Austrália no início da partida.

Nos 15 primeiros minutos de jogo, o volante Endo deu dois chutes perigosos contra a meta do goleiro Schwarzer, porém a bola saiu pela linha de fundo em ambos os lances.

Aos 18min, o meia Kagawa desperdiçou a melhor oportunidade japonesa na etapa inicial. Ele pegou a sobra na pequena área e finalizou à queima-roupa. Schwarzer conseguiu fazer a intervenção.

A Austrália começou a se soltar aos poucos. Nas jogadas aéreas, a seleção da Oceania incomodou a zaga rival.

Na primeira chance dos australianos, o centroavante Cahill não alcançou o cruzamento e Oar pegou a sobra, mas finalizou para fora.

Aos 33min, Holman achou Kruse livre no contra-ataque, o goleiro japonês Kawashima salvou e, no rebote, Cahill chutou por cima do gol adversário. Assim, apesar da grande movimentação, o período inicial terminou empatado sem gols.

O Japão voltou mais ofensivo para o segundo tempo. Com Kagawa aberto pela esquerda, os anfitriões quase fizeram o primeiro gol em duas oportunidades.

Aos 9min, o meia cruzou na área australiana, Schwarzer afastou parcialmente e Honda concluiu pela linha de fundo.

Quatro minutos depois, o próprio Kagawa bateu colocado e a bola triscou o travessão antes de sair. Inerte, a Austrália apenas observava a dupla Kagawa e Honda levar perigo a sua meta.

Os visitantes só conseguiram reagir aos 31min. Wilkshere desceu pela direita e serviu Cahill na marca do pênalti. Yoshida travou na hora certa. Porém, sete minutos depois, Oar tentou o cruzamento na área japonesa e encobriu Kawasima: Austrália 1 a 0.

O técnico do Japão, o italiano Alberto Zaccheroni, que havia fechado sua equipe, teve que abri-la novamente. E as alterações deram resultado.

Aos 45min, o árbitro Nawaf Shukralla viu toque de mão do australiano McKay na área e marcou o pênalti convertido por Honda. O empate classificou os japoneses para a Copa do Mundo-2014, que será realizada no Brasil.

Editoria de Arte/Folhapress
Japão na Copa do Mundo
Japão na Copa do Mundo
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página