Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Neymar decide, Brasil vence México e se classifica para semifinal

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O atacante Neymar fez um gol e deu uma assistência para Jô na vitória da seleção por 2 a 0 sobre o México, na tarde desta quarta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela segunda rodada do Grupo A da Copa das Confederações.

Com o resultado, o Brasil chegou aos seis pontos e se classificou para a semifinal, já que a Itália venceu o Japão por 4 a 3, nesta noite, e está com a mesma pontuação dos anfitriões. Desta maneira, brasileiros e italianos não podem ser alcançados e estão garantidos na próxima fase.

"Tivemos algumas dificuldades em determinados momentos. Nos perdemos por 15, 20 minutos. Tivemos alguma desatenção e temos que corrigir", afirmou o técnico Luiz Felipe Scolari depois do jogo.

Mexicanos e japoneses não somaram pontos e estão eliminados da competição.

Antes de a bolar rolar e com o jogo em andamento no Castelão, houve protestos dentro e fora da arena. No lado externo, manifestantes entraram em confronto com a polícia, inclusive, durante o jogo entre Brasil e México. Nas arquibancadas, torcedores burlaram a lei da Fifa e mostraram cartazes com frases contra a corrupção.

Aos 9min de jogo, Neymar aproveitou uma sobra da zaga rival e pegou, com o pé esquerdo, de primeira para fazer o primeiro gol brasileiro nesta tarde. Já aos 47min do segundo tempo, ele driblou dois adversários e rolou para Jô só empurrar para a meta vazia.

O zagueiro David Luiz deu um susto ainda no primeiro tempo, quando deu uma trombada em Thiago Silva e teve que jogar com algodão no nariz, que acabou quebrado.

Agora, o Brasil volta a campo contra a Itália, no próximo sábado, às 16h, em Salvador. Os dois times vão decidir a liderança da chave. Os brasileiros tem a vantagem do empate.

Já o México pega o Japão, no mesmo horário e na mesma data, em Belo Horizonte.

O JOGO

O técnico Luiz Felipe Scolari conseguiu repetir a escalação e a formação (4-3-3) pela terceira consecutiva na seleção.

O México, por sua vez, foi armado no esquema 4-4-2 pelo treinador José Manuel de la Torre.

Mais ofensivo, o Brasil começou melhor e não demorou para chegar ao gol. Aos 9min, o lateral direito Daniel Alves cruzou na área, o zagueiro Rodriguez afastou mal e Neymar acertou um belo chute, de primeira, com o pé esquerdo para colocar os anfitriões em vantagem.

Cinco minutos depois, Daniel Alves apareceu novamente no ataque. Desta vez, ele arriscou de fora da área e Corona mandou para escanteio com a ponta dos dedos.

Pressionado pela derrota que o deixaria em uma situação delicada na chave, o México reagiu, mas não conseguiu criar oportunidades claras.

Aos 24min, Neymar teve a chance de ampliar. O ex-santista dominou no peito e chutou forte. Para alívio do goleiro Corona, a bola passou por cima de sua meta.

Na segunda metade da etapa inicial, o México equilibrou as ações e terminou o primeiro tempo com mais posse de bola: 52%.

Apesar de não ser ameaçado, o Brasil quase sofreu uma baixa. O zagueiro David Luiz machucou o nariz em um lance na área brasileira. No movimento do cabeceio, ele se chocou com o companheiro de defesa Thiago Silva e começou a sangrar.

Com dificuldade para estancar o sangramento, o defensor ficou nove minutos fora do gramado e retornou com um algodão na narina.

Recuperado no intervalo, David Luiz voltou para o segundo tempo e viu Thiago Silva balançar as redes mexicanas logo no primeiro minuto, mas o trio de arbitragem anulou o gol por impedimento.

Aos 10min, Hulk recebeu livre na área, porém concluiu na rede pelo lado de fora. Na sequência, Neymar chutou cruzado e Corona observou a bola sair rente a sua trave.

De la Torre, então, resolveu mexer. Sacou Flores e colocou Herrera. Felipão respondeu ao trocar o apagado Oscar por Hernanes.

Aos 19min, o mexicano Giovani dos Santos ficou caído no gramado, Paulinho ignorou, arrancou e serviu Neymar na esquerda. O atacante bateu rasteiro e Corona apareceu para espalmar pela linha de fundo. Os mexicanos reclamaram com o árbitro inglês Howard Webb por não ter parado a partida.

Aos poucos, o México voltou a incomodar e quase chegou ao empate.

O técnico brasileiro queimou suas últimas alterações. Lucas e Jô entraram nos lugares de Hulk e Fred, respectivamente.

Já nos acréscimos, aos 47min, Neymar fez uma linda jogada, driblou dois oponentes e serviu Jô na pequena área. O atacante do Atlético-MG só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio e fazer 2 a 0. Agora, tanto Neymar como Jô possuem dois gols na Copa das Confederações.

Arte/Folhapress

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página