Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Ronaldo se desculpa, vê falhas nas Confederações e diverge de Pelé e Romário

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Ronaldo se desculpou. Em entrevista a seis veículos de comunicação brasileiros, entre eles a Folha, neste sábado, antes do jogo entre Brasil e Itália, o ex-jogador e integrante do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) afirmou que se arrepende de ter dito que "não se faz Copa com hospitais" e divergiu de Pelé e Romário.

Martín Fernandez/Folhapress
Ronaldo durante entrevista em Salvador
Ronaldo durante entrevista em Salvador

A afirmação foi feita em 2011, e voltou a repercutir nesta semana, em que protestos tomaram conta das ruas do país --e os gastos com o Mundial foram criticados.

"Eu me arrependo e peço desculpas, não foi minha intenção em nenhum momento magoar ou estar contra o povo, nada disso", afirmou.

Em 32 minutos de entrevista, o agora empresário e garoto-propaganda se disse "ao lado do povo, contra a roubalheira e a favor de "todas as manifestações pacíficas."

A seguir, os principais trechos da entrevista, em que Ronaldo, que atualmente também exerce a função de comentarista, faz críticas à organização da Copa das Confederações, e afirma que não toma as decisões no COL.

PROTESTOS
Nossa presidenta saiu para dar uma satisfação ao povo. Foi bom, o povo tem que ser cada vez mais ouvido. Eu apoio toda manifestação pacífica. O povo deu uma demonstração de que, se faz manifestação dessa magnitude, consegue tudo que quer.

ALVO
Não tenho medo, porque eu sou do povo também, e reivindico tudo que o povo está reivindicando. Não tenho rabo preso com nada, nem medo de sofrer represália.

PAUTA
Eu estou com o povo. Não é somente por 20 centavos, povo quer dar fim à corrupção, ao dinheiro desviado de obras, o povo quer hospitais, educação de qualidade. Gostaria de ver o país justo. Falam muito da Copa do Mundo. O povo não é contra a Copa, é contra a corrupção. A Copa é uma grande oportunidade para o Brasil receber grandes investimentos. Isso não justifica os altos gastos com estádios, com obras.

FISCALIZAÇÃO
O COL não constrói, não contrata empreiteira, ele só acompanha, monitora o andamento das obras. A Fifa e o COL não tem nada a ver com isso. O povo está cansado disso, desvio, superfaturamento, mas isso não tem nada a ver com a Fifa e a competição.

HOSPITAIS
O vídeo foi manipulado e tendencioso, porque pegam uma frase solta e tiram do contexto. Todo mundo sabe: não se faz Copa do Mundo sem estádio, é um legado para nosso país. Não quer dizer que era uma escolha entre estádio e hospital. Eu não tenho cargo, não sou deputado, ministro, não administro conta pública. Essa responsabilidade não pode vir para cima de mim. Mas me arrependo e peço desculpas, não foi minha intenção em nenhum momento magoar ou estar contra o povo, nada disso.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Como ainda estamos a um ano da Copa, e consideramos a Copa das Confederações um evento teste em termos de organização, a gente vê defeitos, erros, e esperamos que mude para Copa. Sobretudo com acessibilidade, transporte, tem que melhorar.

CARGO PÚBLICO
Não tenho nenhuma pretensão de virar político, precisa de políticos novos, de gente que faça política verdadeira, que olhe para o povo para fazer o que povo quer. A minha história é uma história muito linda para entrar na política e não conseguir fazer o que gostaria e entrar num sistema em que não gostaria de estar.

ROMÁRIO
Não tenho nada a dizer do Romário. Eu vejo que agora tem gente se aproveitando da situação. Todo mundo deve fazer mea culpa e olhar para frente, com soluções para melhorar o Brasil. O Brasil precisa de mudanças, e eu gostaria muito de poder mudar. O Romário tem cargo público, ele pode fazer alguma coisa. Não é só apontar o dedo, tem que fazer. O povo espera fatos, respostas.

MANIFESTAÇÃO
Eu iria [para a rua]. Não sei se iria dar certo, se não ia acabar atrapalhando. Eu tenho visto a grande maioria fazendo ato de protestos pacíficos e felizes. Eu estaria nesse grupo.

PELÉ
Eu não concordo com ele. O Brasil não pode esperar.

CARGO NO COL
Eu sou voluntário, não ganho um centavo. Se alguém provar que eu ganho um centavo do COL, eu peço para ir preso. Minha função foi sempre de levantar o Brasil, de auto-estima, que o brasileiro esteja orgulhoso, de receber o turista. Das decisões eu não participei em nada. Mas não sou escudo para ninguém.

POVO CONTRA A COPA
Não é bem assim. O povo não é contra a Copa do Mundo, ou a Copa das Confederações. O povo é contra a corrupção, desvio de dinheiro, sacanagem, hospitais ruins. Educação precária, o povo é contra tudo isso. Esse dinheiro não sai dos cofres públicos, não é uma escolha entre fazer o estádio ou fazer o hospital.

CONFLITO DE INTERESSES
Qualquer coisa que eu faço, serei criticado e elogiado. Eu boto na balança e vou continuar sendo honesto e fiel à minha honra sempre, tentando fazer o melhor. Não tenho nenhum conflito de interesse nas coisas que eu faço e nas coisas em que me envolvo.

COMENTARISTA
Eu tenho um programa na internet que faz todas as estatísticas de todos os times, jogadores, seleções, faz o trabalho sujo. E tem sido bacana porque eu vejo coisas que poderiam me ajudar até quando era jogador. Está sendo legal. A dinâmica é muito rápida na transmissão. Mas não é algo que eu vou seguir. Vou fazer a Copa do Mundo e só.

SELEÇÃO
Está muito bem, [mostrou] evolução muito boa desde o primeiro jogo que fiz, contra a Inglaterra. Neymar está muito bem. Embora menos participativo e mais decisivo.

NEYMAR
É nosso jogador, uma estrela Mundial, decisivo, mas precisa do time também. Felipão já montou esse time, está jogando bem, defendendo bem. Há momentos no jogo que mostra muita maturidade, apesar da equipe jovem.

ESPANHA
O nível é muito maior que os outros. Continua sendo a grande favorita. Por jogar em casa, o Brasil tem uma força muito grande. Se tiver esse confronto na final, vai ser lindo. Jogar em casa só ajuda.

Martín Fernandez/Folhapress
Ronaldo durante entrevista em hotel em Salvador
Ronaldo durante entrevista em hotel em Salvador
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página