Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

São Paulo e Rio Grande do Sul saem na frente para receber times na Copa-2014

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A menos de um ano para a Copa-2014 e com o clima de insegurança vivido no país, as seleções que devem disputar o torneio já começaram a definir os locais que usarão como base no Mundial.

Com maior oferta de instalações, São Paulo e Rio Grande do Sul são os Estados que mais receberão delegações no Mundial de 2014.

Um catálogo de cidades, hotéis e centros de treinamento é disponibilizado pelo Comitê Organizador Local às seleções. A última edição ofertava 70 opções. São Paulo tem 26 CTs aprovados e o Rio Grande do Sul, 11.

Pelo menos uma seleção já definiu onde vai fazer sua preparação para a Copa. A França já confirmou que ficará em Ribeirão Preto, caso confirme sua vaga no torneio.

Os campeões mundiais visitaram duas vezes a cidade: em 2012 e neste ano. Outros 16 países também enviaram representantes para analisar os CTs disponíveis de São Paulo.

Rafael Martinez/AgênciaBotafogo
Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, que tem acordo para receber a França em 2014
Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, que tem acordo para receber a França em 2014

Joachim Löw, treinador da Alemanha, esteve em Itu na semana passada. Didier Deschamps (França), Jürgen Klinsmann (EUA), Alberto Zaccheroni (Japão) e José Manuel De La Torre (México) são outros técnicos que visitaram alguns centros de treinamentos paulistas recentemente.

O México já sinalizou que ficaria em Santos.

Com menos opções, o Rio Grande do Sul recebeu visitas de oito países: Turquia, Japão, Alemanha, Austrália, Noruega, Rússia, França e Uruguai.

O governo gaúcho aproveitou a vinda da seleção italiana, na semana retrasada, e tentou se aproximar.

Fez contato com Demetrio Albertini, vice-presidente da federação do país, e enviou convite formal para que sua delegação se hospede em um de seus CTs disponíveis.
O Estado fez contato também com a federação de futebol da Suíça e com autoridades da África do Sul.

Tanto em São Paulo quanto no Rio Grande do Sul a maioria esmagadora das opções ofertadas ficam no interior ou no litoral dos Estados.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná são os Estados que vêm atrás. Cada um tem cinco CTs disponíveis, de acordo com o último catálogo do COL.
Goiás e Espírito Santo têm três cada. Já a Bahia conta com apenas dois, mas deve receber pelo menos uma seleção em 2014.

Os centros de treinamentos listados pelo comitê, aliás, precisam atender a uma série de exigências. O campo de treino, por exemplo, precisa ser protegido por grades e estar a menos de uma hora de um aeroporto e do hotel, que deve ser, no mínimo, três estrelas e ter a chancela do COL.

A escolha definitiva e oficial de cada seleção só deve começar a acontecer a partir de setembro e vai até o sorteio dos grupos da Copa, que acontece no fim deste ano.

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página