Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Vice-campeã mundial, Holanda vence e se classifica para a Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Atual vice-campeã mundial, a Holanda se classificou nesta terça-feira para a Copa do Mundo de 2014. A seleção venceu por 2 a 0 Andorra, fora de casa, e foi beneficiada pela derrota da Romênia para a Turquia, em Bucareste, pelo mesmo placar.

Os dois gols da partida foram anotados pelo atacante Van Persie, aos 4 min e 8 min do segundo tempo.

Assim, os holandeses se juntam à Itália, que bateu a República Tcheca por 2 a 1 e também garantiu vaga no Mundial do Brasil. Já estavam garantidas na Copa, além do Brasil por ser país-sede, Coreia do Sul, Austrália, Japão e Irã.

Esta será a décima participação holandesa em Copas. Seu melhor resultado é o vice-mundial nas edições de 1974 (perdeu para a Alemanha), 1978 (Argentina campeã) e 2010 (Espanha levou o troféu).

O triunfo dos holandeses fez a equipe chegar aos 22 pontos no Grupo D. Com isso, eles não podem ser mais alcançados por nenhum adversário, faltando duas rodadas para o término das eliminatórias.

Pascal Pavani/AFP
Van Persie cumprimenta Sneijder após marcar gol na vitória da Holanda sobre Andorra
Van Persie cumprimenta Sneijder após marcar gol na vitória da Holanda sobre Andorra

A segunda colocada no momento é a Hungria, com 14 pontos. A seleção húngara goleou a Estônia por 5 a 1 em Budapeste.

Já os turcos chegaram aos 13 pontos e vão brigar com húngaros e romenos pelo segundo posto, que pode garantir uma vaga na repescagem europeia.

Dos nove grupos das eliminatórias europeias, os oito melhores segundos colocados avançaram para um mata-mata entre si que vai garantir mais quatro vagas para o Mundial no Brasil.

Na próxima rodada, no dia 11 de outubro, a Holanda recebe a Hungria, a Turquia visita a Estônia e a Romênia joga contra Andorra, fora de casa.

CAMPEÕES MUNDIAIS NA DISPUTA

Pelo Grupo C, a Alemanha venceu as ilhas Faroë por 3 a 0 fora de casa e está a um passo da Copa de 2014. Os alemães estão com 22 pontos, cinco a mais que a Suécia, que bateu o Cazaquistão por 1 a 0, fora de casa. Faltam duas rodadas para o término das eliminatórias. Na próxima rodada, a Alemanha recebe a Irlanda, enquanto os suecos duelam com a Áustria em casa.

No Grupo F, a Rússia derrotou Israel por 3 a 1 e foi a 18 pontos, um a mais que Portugal, que folgou nesta rodada e vai encarar o Brasil em amistoso ainda nesta terça-feira. As duas seleções europeias estão com oito jogos. Os israelenses permanecem com 12 pontos. Em outubro, os russos visitam Luxemburgo, enquanto Portugal recebe Israel.

Já a Inglaterra não saiu do 0 a 0 com a Ucrânia em Kiev e manteve a ponta do Grupo H, com 16 pontos, um a mais que os ucranianos. Os montenegrinos, que também têm 15 pontos, folgaram nesta rodada. A nona e penúltima rodada acontece em outubro e os ingleses recebem Montenegro, enquanto a Ucrânia atua em casa contra a Polônia, que tem 13 pontos na tabela de classificação.

A França venceu Belarus por 4 a 2, fora de casa, e alcançou a Espanha na liderança do Grupo I com 14 pontos. Os espanhóis, no entanto, possuem seis jogos, contra sete dos franceses. As duas seleções são as únicas que disputam vaga para o Mundial nesta chave. Em outubro, a atual campeã do mundo joga duas vezes em casa: contra Belarus no dia 11 e, quatro dias depois, contra a Georgia. A França recebe a Finlândia no dia 15.

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página