Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Cobertura cai e destrói parte da arquibancada do Itaquerão; construtora confirma mortes

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guindaste por volta das 12h50 desta quarta-feira, destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos.

A Odebrecht, construtora responsável pela obra, confirma a morte de ao menos dois operários: Fábio Luiz Pereira, 41, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 43, montador da empresa Conecta.

O Corpo de Bombeiros fala em três vítimas, sendo duas mortes.

A secretaria de Saúde da capital também confirmou dois mortos.

Em nota, a Odebrecht diz que o guindaste tombou e que sua prioridade é "oferecer assistência total às famílias das vítimas".

"Pouco antes das 13 horas, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste - atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio", diz a nota.

AGRESSÃO

O ex-presidente corintiano e responsável pelas obras da arena, Andres Sanchez, está no local. Um grupo de seguranças, com o dirigente presente, agrediu o repórter da Folha Daniel Vasques, após o acidente no Itaquerão.

Eles pegaram o celular do repórter, deram socos para quebrá-lo e depois o obrigaram a apagar todas as fotos tiradas do ocorrido. Depois, o expulsaram do canteiro de obras, onde Vasques estava trabalhando.

Andres estava nas obras do estádio em evento comemorativo à assinatura do contrato com a Caixa e o BNDES.

Editoria de arte/Folhapress

LUTO

O Corinthians até o momento se pronunciou apenas através de nota publicada na página oficial do clube na internet e decretou luto de sete dias. Veja abaixo:

"Devido ao acidente ocorrido nas obras da Arena Corinthians na tarde desta quarta-feira (27), o Sport Club Corinthians Paulista decreta sete dias de luto. Não existem outra informações no momento."

OBRAS

O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura do Copa do Mundo de 2014.

A peça de 500 toneladas estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros.

No último dia 13 de novembro, a Odebrecht anunciou que 94% das obras da arena estavam concluídas.

De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplicação do forro.

Por meio de uma nota em seu site, a diretoria do Corinthians diz "lamentar profundamente o acidente".

INAUGURAÇÃO

Antes do acidente, o Corinthians havia anunciado que iria aproveitar o aniversário de 460 anos de São Paulo, dia 25 de janeiro, para fazer o primeiro jogo no Itaquerão. O previsto é que seria entre operários da Odebrecht e funcionários do clube.

A primeira partida da equipe principal do Corinthians deve acontecer no início de março, provavelmente um jogo do Campeonato Paulista, em um domingo. Serão usados os 48 mil lugares fixos do estádio, sem as arquibancadas provisórias.

O estádio corintiano receberá a abertura da Copa do Mundo-2014. Além do jogo inaugural da competição, será sede de mais cinco partidas do Mundial.

PALMEIRAS

Em abril, o operário Carlos de Jesus, 34, que trabalhava na obra do futuro estádio do Palmeiras morreu após a queda de parte da arquibancada--equivalente a três toneladas. O funcionário Crispiniano dos Santos, 22, teve ferimentos leves na cabeça e no punho.

Quatro vigas da área nova, que está sendo construída onde fica localizada a velha, caíram em efeito dominó. No momento do desabamento, cinco pessoas estavam no local e três conseguiram escapar. O acidente aconteceu próximo às quadras de tênis.

Os dois eram funcionários da empresa TLMix, prestadora de serviço da construtora WTorre, responsável pela obra, para o fornecimento e montagem dos pré-moldados em concreto.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página