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Nike vai liderar uniformes das seleções na Copa

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Uma das mais acirradas disputas das Copas nas últimas décadas tem sido travada por fabricantes de material esportivo.

As gigantes Nike, Adidas e Puma, que fornecem os uniformes das seleções, aumentaram seus domínios nas últimas edições do Mundial -e se manterão preponderantes em 2014.

Neste ano, pela primeira vez, a americana Nike assumiu a ponta na briga e terá seu logo estampado nas camisas de 10 das 32 seleções. As alemãs Adidas e Puma estarão em oito, cada uma. Juntas, as três fabricam os uniformes de 81% dos países que jogarão a Copa.

Desde de 1974, quando surgiram as marcas das fabricantes nos uniformes, só na edição de 2006 a Adidas não havia sido a marca com mais equipes.

Editoria de Arte/Folhapress

Em 2006 e 2010, a quantidade de marcas caiu para sete, mas voltou a subir neste ano: serão nove.

Nike, Adidas e Puma pularam de 17 uniformes em 1998 para 28 em 2010. No próximo ano, vestirão 26 equipes.

A Nike exibirá seu logotipo nas camisas de Brasil, EUA, França, Portugal, Holanda, Inglaterra, Coreia do Sul, Austrália, Croácia e Grécia.

A Adidas tem contrato com Alemanha, Argentina, Espanha, México, Colômbia, Rússia, Japão e Nigéria.

E a Puma, com Itália, Uruguai, Chile, Suíça, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.

Cada uma das demais seleções tem uma fornecedora diferente. O Equador usa material da Marathon. O Irã, da Uhlsport. A Costa Rica, da Lotto. Honduras, da Joma. A Bélgica, da Burrda Sport. A Bósnia, da Legea.

Antes de 1998, a Nike não esteve vinculada a nenhuma seleção em Copas.

Dados da consultoria Nielsen, obtidos pela Folha, mostram que a empresa é a segunda marca mais relacionada pelo consumidor à Copa do Mundo, embora não ponha dinheiro no evento, ao contrário da Adidas, sua patrocinadora oficial.

POPULARIZAÇÃO

A venda de camisas de futebol se popularizou a partir dos anos 1990. Vestir os times que mais seduzem os torcedores virou meta das multinacionais.

A Adidas, por exemplo, comprou a Reebok em 2005. A Nike adquiriu a inglesa Umbro por mais de R$ 1 bilhão em 2007 e a vendeu em 2012 por metade do preço.

A maior receita da CBF provém do contrato com a Nike, parceira desde o fim de 1996 e que lhe paga atualmente mais de R$ 60 milhões. Da mesma fornecedora americana, a Federação Francesa de Futebol recebe valor superior a R$ 100 milhões.

Uma das maiores fontes de faturamento dos times de futebol mais famosos se origina do comércio de produtos oficiais, com destaque para os uniformes. Parte das contratações de astros é custeada pela venda de camisas com seus nomes.

As marcas também já escolheram adversários e locais de amistosos de seleções, a exemplo do Brasil. As suspeitas sobre interferências na gestão da confederação motivou a instauração da CPI da CBF/Nike no Congresso nacional, na década passada.

Seleções fortes e populares, como Brasil, Argentina, Alemanha e Itália, despertam a maior cobiça entre as fabricantes.

Ter craques incrementa o negócio, como no caso de Cristiano Ronaldo, de Portugal. Conta muito também a adesão do mercado interno ao seu selecionado nacional.

Características estéticas das camisas representam outro fator de distinção, como o peculiar padrão enxadrezado da Croácia e a exótica cor laranja da Holanda.

FIFA

Adidas e Fifa anunciaram em novembro a renovação até 2030 do seu vínculo, que vigora desde 1970. A empresa produz as bolas oficiais das competições da entidade, produtos oficiais e roupas dos voluntários.

Segundo a agência de notícias France Presse, as vendas da Adidas caíram 7% -enquanto a rival Nike aumentou as suas em 8%- no terceiro trimestre de 2013 por causa da alta do euro em relação ao dólar e seu faturamento diminuiu 6% na Europa, onde consegue um terço da sua arrecadação.

A multinacional americana pretende aumentar seu comércio em 42% para 2017, alcançando 36 bilhões de dólares, aproximadamente R$ 83 bilhões. Sua concorrente alemã mira um faturamento de 2 bilhões de euros -cerca de R$ 6 bilhões- no próximo ano só em produtos relacionados ao futebol.

Ambas possuem 95% do mercado mundial de chuteiras de futebol.

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