Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

'A receita é saber como me adaptar ao que o técnico pede', diz Fernandinho

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Fernandinho, 28, começou a carreira no Atlético-PR como meia-atacante. Mas é como volante que ele sonha disputar sua primeira Copa do Mundo.

Não como um volante especialista em carrinhos ou um cão de guarda na marcação, como o técnico da seleção diz preferir, mas sim um jogador mais técnico, de boa visão de jogo e toque de bola.

O momento do Manchester City, time que Fernandinho defende, joga a seu favor para convencer Felipão a repensar suas ideias.

São 20 jogos e mais de dois meses de invencibilidade, além do ataque mais avassalador da Europa, com média de mais de três gols por jogo.

A última partida, uma goleada por 5 a 1 sobre o Tottenham, na quarta, teve o técnico da seleção como expectador. Após a partida, o treinador prometeu novidades para o amistoso contra a África do Sul, em 5 de março, o último antes da convocação final.

Peter Powell-19.ago.2013/Efe
Fernandinho corre na partida contra o Newcastle pelo Campeonato Inglês
Fernandinho corre na partida contra o Newcastle pelo Campeonato Inglês

*

Folha - Você chegou ao City após oito anos na Ucrânia e já virou titular. Esperava uma adaptação tão rápida?
Fernandinho - Não imaginava que seria assim, mas era tudo o que eu queria. Para alcançar o meu objetivo pessoal, de disputar a Copa, precisava jogar bem aqui desde o começo. Até agora, acho que está dando tudo certo.

A Copa, então, foi a principal razão para optar pela transferência?
Foi o principal motivo. Minha prioridade era jogar um campeonato mais visto. Disputar a Premier League, jogar a Champions [Liga dos Campeões da Europa] por um clube mais forte como o City, tudo isso me trouxe mais visibilidade e deixou mais fácil o caminho de volta para a seleção. Vir para a Inglaterra foi minha última cartada.

Felipão assistiu ao seu jogo contra o Tottenham e disse que a convocação para o amistoso contra a África do Sul trará novidades. Está otimista que será lembrado?
Para falar a verdade, minha expectativa já estava bem grande, mas cresceu agora. Tenho que continuar bem até a convocação [11 de fevereiro] para não deixar cair o nível e ficar fora.

Deu sorte em relação à partida que o Felipão viu?
Foi um jogo contra um adversário forte, o que acaba valorizando mais a minha atuação. Esse tipo de jogo é sempre bom para avaliar os jogadores. Fiz meu papel e consegui dar o meu melhor.

Alguém da CBF te ligou para falar sobre convocação?
Não tive contato com ninguém. Lembro que, na primeira vez que fui convocado pelo Mano [Menezes, antecessor de Felipão na seleção], ele me ligou uns dias antes para especular. Não sei se essa é uma prática da CBF ou se era alguma coisa só dele mesmo.

Pensa que ser chamado para o próximo amistoso é a chance final de ir à Copa?
Acho que não. Claro que é o último jogo e vai ficar mais difícil ser lembrado. Mas acho que tudo ainda pode acontecer.

Na Inglaterra, você passou a jogar como primeiro volante. Como foi a adaptação?
Foi tranquila. Não tive problema nenhum com a mudança de posição. Sou um falso primeiro volante, revezo com o Yaya Touré, vou bastante ao ataque. O que deu certo entre nós é que a gente consegue fazer bem esse revezamento de posições.

Só que o Felipão gosta de volantes mais marcadores. Como fazê-lo mudar de ideia?
Uma das coisas que me ajudou muito em toda a carreira foi a facilidade de me adaptar a esquemas táticos. No Atlético-PR, joguei em várias posições. Sempre tive facilidade para fazer o que o técnico pede. É minha receita.

O que a seleção ganharia com o Fernandinho?
Não sei se dá para comparar o City e a seleção, mas meu estilo aqui é de força e de posse de bola. Tenho qualidade de passe, melhoro a saída de bola. Foi o que me fez chegar no City. É uma das minhas características. Posso ajudar a seleção a melhorar a posse de bola.

O City tem hoje o ataque mais forte do mundo, com 115 gols em 37 partidas. Por quê?
Temos quatro atacantes fenomenais [Agüero, Negredo, Dzeko e Jovetic] e um treinador [Manuel Pellegrini] que consegue controlar um monte de jogadores feras. Formamos um grupo muito bom, que tem vontade e gosta de jogar bonito. Mas não adianta nada se fizermos esse monte de gols, quebrarmos recordes e não conquistarmos nenhum título.

Qualquer título ou a inédita Liga dos Campeões?
O objetivo é ganhar o maior número de títulos possíveis. O time foi montado para isso. Na Champions, vamos pegar o Barcelona, que é sempre complicado. Tem que ser passo a passo. Não adianta pôr a carroça na frente dos bois.

Peter Powell-14.dez.2013/Efe
Diante do Arsenal, Fernandinho (ao centro) comemora seu primeiro gol no Inglês, em Manchester
Diante do Arsenal, Fernandinho (ao centro) comemora seu primeiro gol no Inglês, em Manchester
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página