Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Prefeitura do Recife diz que não vai patrocinar festa da Fifa na Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A Prefeitura do Recife informou nesta sexta-feira, a quatro meses da Copa do Mundo, que a cidade não vai realizar o Fifa Fan Fest, evento da entidade máxima do futebol nas cidades-sede do campeonato, com recursos públicos.

O Fifa Fan Fest tem uma estrutura de palcos e telões para a transmissão dos jogos do Mundial e apresentações de artistas. No Recife, poderia acontecer no Marco Zero ou no Cais da Alfândega, ambos na região central da cidade.

Ao tomar conhecimento de que a Fifa estaria garantindo patrocínio da iniciativa privada para os eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a administração do prefeito Geraldo Julio (PSB) cobrou tratamento igual.

Lucas Oliveira-10.fev.2014/Divulgação
Passistas dançam no Paço do Frevo, novo espaço no Recife
Passistas dançam no Paço do Frevo, novo espaço no Recife

A festa foi inicialmente orçada pela prefeitura em R$ 20 milhões e um contrato, que segundo o município é confidencial, foi assinado com a Fifa na administração do prefeito João da Costa (PT).

De acordo com o secretário municipal de Esportes e da Copa do Mundo no Recife, George Braga, o valor foi reduzido para R$ 11 milhões com o corte de atrações e de dias de evento. Braga disse que negocia com a Fifa desde o início de 2013.

"A Prefeitura do Recife não tem recursos públicos para colocar [na festa]. Com as notícias de que, no Rio e em São Paulo, com a ajuda da Fifa, estariam sendo viabilizados recursos privados, achamos que o Recife precisa ter um tratamento igual. O Recife não tem [verba] e não vai fazer um investimento desse porte no Fifa Fan Fest", disse Braga. "Se a Fifa organizar com recursos privados, vai acontecer".

Segundo o secretário, a notícia foi dada à Fifa nesta quinta-feira. O contrato secreto, diz Braga, não prevê multa por quebra e ele espera não haver retaliação da Fifa por causa da decisão.

"Sempre tivemos uma relação equilibrada [com a Fifa], civilizada, mas nem sempre confluindo interesses", disse o secretário.

Braga negou haver conotação política na decisão de não realizar a festa com verba do município administrado pelo PSB, mesmo partido do governador Eduardo Campos, que deve enfrentar a presidente Dilma Rousseff nas eleições deste ano.

A decisão foi tomada logo depois de Dilma dizer que esta será "a Copa das Copas" e de o presidente da Fifa, Josepfh Blatter, afirmar em entrevista à Folha que esta será "uma grande Copa do Mundo".

Além disso, o provável candidato à Presidência da República tem adotado discurso de consonância com os protestos pelo país. Um dos temas das manifestações é justamente "Não vai ter Copa".

"Não é uma forma de protesto. É uma forma de nos posicionarmos", afirmou. "Não temos nenhuma restrição à Copa do Mundo".

A prefeitura disse ter procurado os patrocinadores da Fifa para buscar investimentos, mas, segundo Braga, não houve resposta até o momento. Agora, o secretário disse que cabe à Fifa contatar os patrocinadores. "Preferimos deixar nas mãos da Fifa", declarou.

Ele negou que a decisão também tenha relação com as festas de São João, tradicionais em todo o Nordeste. Reportagem do jornal "Valor Econômico" desta sexta-feira diz que a prefeitura quis evitar "choque de patrocinadores", já que a Fifa delimita um perímetro em que só pode haver menção aos apoiadores da competição.

Braga disse que os investimentos em obras viárias e dos centros de treinamento estão garantidas. No entanto, ele não soube dizer quanto a prefeitura está investindo em ações ligadas ao Mundial.

Em nota divulgada nesta tarde, a Fifa se disse surpresa com a decisão da Prefeitura do Recife. Segundo a entidade organizadora da Copa do Mundo, a administração municipal nunca deu sinais de que não realizaria a festa.

"Ao longo deste período de planejamento nos últimos três anos, nunca tivemos qualquer dúvida sobre o comprometimento do Recife em realizar um Fifa Fan Fest de sucesso", diz a nota.

A Fifa disse ainda ser "uma pena" que a prefeitura tenha tomado essa atitude e afirmou que não existe tratamento diferenciado entre as sub-sedes do campeonato.

"A Fifa oferece o mesmo apoio a todas as sedes, sendo as únicas diferenças o investimento por parte das sedes com base no tamanho de seus eventos", informa o comunicado.

Além disso, a Fifa disse que banca parte da estrutura do evento. "A Fifa fornece apoio financeiro significativo para todos os equipamentos de infraestrutura para o evento, incluindo o telão de alta definição, palco, sonorização e iluminação, bem como a promoção das sedes para o público internacional da Copa do Mundo da Fifa", diz o informe da organizadora do evento.

Leia a íntegra da nota:

"Estamos muito surpresos com a notícia da decisão do Recife sobre a organização do Fifa Fan Fest. Nosso relacionamento com a sede Recife tem sido muito consistente e produtivo, com uma série de reuniões e workshops, sendo o último ocorrido em janeiro. Ao longo deste período de planejamento nos últimos três anos, nunca tivemos qualquer dúvida sobre o comprometimento do Recife em realizar um Fifa Fan Fest de sucesso.

Acreditamos ser uma pena que a população local perca a oportunidade de participar da experiência da Copa do Mundo da Fifa como um todo, especialmente aqueles que não possuem ingressos para um jogo. O Fifa Fan Fest proporcionou uma atmosfera vibrante para os milhões de torcedores locais se juntarem aos visitantes internacionais durante a Copa do Mundo da Fifa 2006 na Alemanha e na África do Sul em 2010.

A Fifa vem intimamente trabalhando em conjunto com as sedes para garantir que os custos para a organização do Fifa Fan Fest sejam reduzidos ao mínimo. Além disso, a Fifa fornece apoio financeiro significativo para todos os equipamentos de infraestrutura para o evento, incluindo o telão de alta definição, palco, sonorização e iluminação, bem como a promoção das sedes para o público internacional da Copa do Mundo da Fifa. A Fifa oferece o mesmo apoio a todas as sedes, sendo as únicas diferenças o investimento por parte das sedes com base no tamanho de seus eventos.

O Fifa Fan Fest é uma parte essencial da Copa do Mundo da Fifa, providenciando aos torcedores locais a oportunidade de vivenciar a experiência única da Copa do Mundo da Fifa em um ambiente seguro e animado, sem a cobrança de ingressos.

A Fifa está comprometida a trabalhar em estreita colaboração com as sedes para entregar este evento único para os fãs de futebol".

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página