Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Valcke elogia Mané Garrincha e pede segurança contra 'baderneiros'

Pedro Ladeira/Folhapress
O secretário geral da Fifa Jérôme Valcke, o governador do DF, Agnelo Queiroz, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitam o estádio Mané Garrincha
O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke (à dir.), o governador do DF, Agnelo Queiroz (centro), e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitam o estádio Mané Garrincha
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta segunda-feira (17), em entrevista após vistoria do estádio Mané Garrincha, em Brasília, que a polícia deve permitir o acesso dos torcedores aos estádios, evitando que protestos atrapalhem os jogos.

"Para uma manifestação não-pacífica, com pessoas querendo apenas fazer baderna e provocar as autoridades, só há uma maneira de lutar contra isso e a polícia terá que permitir que as pessoas possam ir aos jogos", disse Valcke. "O público torcedor tem o direito de ver o jogo", completou.

Também presente na entrevista, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, minimizou o risco de os protestos atrapalharem o evento e disse que "basta a aplicação da lei".

"Nós não estamos na Copa do Mundo ainda e em uma manifestação no Rio de Janeiro um cinegrafista foi brutalmente assassinado. A lei aplicada levou já à prisão dos dois responsáveis, que serão naturalmente processados e julgados pelo crime que cometeram. Não há porque cogitar medidas que não aquelas previstas em leis no caso das manifestações", disse o ministro.

GRAMADO EM EXCELENTES CONDIÇÕES

Valcke elogiou o estádio de Brasília após a vistoria e disse que "teremos um gramado em excelentes condições para a Copa" –o estádio já havia tido problema com buracos no gramado.

Ele afirmou ainda que amanhã (18) será tomada uma decisão sobre a possível exclusão de Curitiba da Copa, negando rumores que a questão já estaria definida. "Temos uma equipe técnica que vai lá amanhã e vamos dar uma resposta. Apresentarão um relatório final e tomaremos uma decisão".

O representante da Fifa também comentou um problema que atinge Porto Alegre, onde há um impasse sobre os gastos com as estruturas temporárias da Copa. "Se a Fifa vai pagar [estruturas temporárias das cidades], a resposta é não", rebateu Valcke.

PROPAGANDA

Uma bola de futebol com a foto do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e o número 13, usado por seu partido nas disputas eleitorais, provocou constrangimento ao governo durante evento da Fifa no estádio Mané Garrincha.

A bola foi produzida por um participante do programa Fábrica Social, do governo do Distrito Federal, que dá empregos a pessoas de baixa renda para produzir artigos como uniformes escolares e bolas de futebol.

A bola com a propaganda de Agnelo, que trazia ainda a foto da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, apareceu dentro da sala de imprensa do estádio antes da coletiva de Valcke. Estava dentro de um pacote com cerca de dez bolas –das que estavam no topo, só uma tinha a foto de Agnelo. Após o assédio da imprensa, que fotografou e filmou a bola, o pacote foi retirado da sala.

Assessores do governo presentes ao evento afirmaram desconhecer quem havia feito aquela bola e por que estava lá.

Posteriormente, o governo do Distrito Federal divulgou nota afirmando que o participante do programa "confeccionou a bola por iniciativa própria, de forma artesanal, em sua casa". O governo diz ainda que a Fábrica Social não tem maquinário para a impressão de imagens fotográficas nas bolas.

"A atitude do participante do programa Fábrica Social foi um ato isolado e pessoal, sem conhecimento prévio e autorização do governo do Distrito Federal. A pessoa, identificada como Isolino Pereira, alegou que queria presentear o governador com uma bola fabricada por ele", diz nota do governo do DF.

Colaborou AGUIRRE TALENTO

Evaristo Sa/AFP
Na sala de imprensa do evento da Fifa, bola de futebol com a foto do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula
Na sala de imprensa do evento da Fifa, bola de futebol com a foto do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página