Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Após fim do ultimato, Fifa diz que Curitiba fica na Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A Arena da Baixada, em Curitiba, foi confirmada nesta terça-feira como sede da Copa do Mundo.

Antes de confirmar via Twitter, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, telefonou pouco antes das 15h para o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e confirmou que a cidade continua como sede da Copa do Mundo, segundo informação da assessoria do prefeito.

A Prefeitura de Curitiba marcou uma entrevista para as 15h30 para anunciar oficialmente a decisão da Fifa. Até as 15h, o consultor para estádios da Fifa, Charles Botta, continuava fazendo vistoria no estádio.

"Curitiba reconfirmada como sede com bases nas garantias financeiras, compromissos de todas as partes e progresso feito", escreveu Valcke em sua conta no Twitter. "Será uma corrida apertada contra o tempo", completou o dirigente.

Valcke disse que o estádio paranaense ficará pronto dia 15 de maio e que, em abril, haverá um jogo teste, mas sem o estadio totalmente pronto.

Nos próximos dois meses o estádio estará ainda sob gestão da Fifa com apoio da prefeitura e governo do Paraná.

SOB RISCOS

A capital paranaense, que receberá quatro jogos do Mundial, corria risco de ficar de fora por causa de atrasos na obra do estádio Arena da Baixada, que pertence ao Atlético-PR. ­

A arena é uma das três privadas desta Copa, junto com o Itaquerão, em São Paulo, e o Beira-Rio, em Porto Alegre. Os outros nove estádios pertencem ao poder público e foram concedidos a empresas (com exceção de Brasília).

A Fifa pediu, e recebeu, garantias de que haverá dinheiro para a conclusão da obra e também das estruturas temporárias, que ficam ao redor da arena e servem para atender imprensa, patrocinadores, setores de segurança e de tecnologia de informação.

Nos últimos dias, a pressão da Fifa sobre os governos do Paraná, da prefeitura de Curitiba e do governo federal para ter as garantias financeiras sobre a viabilidade da Arena da Baixada teve até contatos com outras sedes, alertando sobre a possibilidade de receber os jogos previstos para a capital paranaense.

São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte estavam cotadas para receber as partidas

As partidas em Curitiba serão Irã x Nigéria (16 de junho), Honduras x Equador (dia 20 de junho), Espanha e Austrália (dia 23 de junho), Argélia e Rússia (dia 26 de junho).

Alterar esses jogos de cidade seria pior para a Fifa do que confirmar a Arena da Baixada, mesmo em condições ruins, apurou a Folha. Primeiro porque haveria milhares de torcedores que já compraram ingressos para os jogos de Curitiba, e teriam que ser ressarcidos.

Depois porque atrapalharia a logística das seleções e prejudicaria os gramados das cidades que passariam a receber as partidas de Curitiba.

Editoria de Arte/Folhapress

IRRITADO

"A questão não foi apenas dinheiro. Queríamos ter a certeza que o estádio teria energia para transmitir os jogos, por exemplo. São muitas questões. Hoje, o estádio não está pronto, está atrasado. Acreditamos que em 15 de maio esteja preparado", disse Valcke.

Na entrevista coletiva que confirmou Curitiba na Copa, realizada em Florianópolis, onde esta semana acontece o seminário das equipes participantes do Mundial, a Fifa e o COL ressaltaram a importância das estruturas temporárias para a realização da Copa.

Essas estruturas são tendas montadas fora do estádio, que recebem operações de imprensa, patrocinadores, responsáveis por segurança, profissionais de tecnologia de informação, entre outros.

Durante a coletiva foi mostrada uma foto do estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, palco da final da Copa de 2006, sem as estruturas provisórias, com seu redor totalmente livre, e com as estruturas montadas, com as tendas o rodeando por completo.

"Essas estruturas são fundamentais. E o valor que é gasto é dividido entre as sedes e a Fifa", disse Ricardo Trade, CEO do comitê organizador.

Ele usou como exemplo que a Fifa assumiu a conta da contratação de geradores para transmissão de TV, no valor de R$ 47 milhões, que inicialmente seria custo da cidade-sede, segundo contrato assinado em 2009.

Valcke mostrou irritação com a divulgação da permanência de Curitiba pelo prefeito da cidade, Gustavo Fruet. O anúncio foi feito minutos antes de Valcke, Trade e Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte, começarem a coletiva que trataria do tema.

Após o anúncio de Fruet, algum assessor de Valcke usou o Twitter oficial do secretário-geral da Fifa para confirmar a notícia. Isso também irritou Valcke.

"Mostra que não tenho controle sobre minha conta do Twitter, senão não teria sido publicado antes dessa coletiva", disse.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página