Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Preparador físico de Maradona põe em dúvida se Messi estará 100% na Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A condição física de Lionel Messi passa a ser a grande preocupação dos argentinos a partir desta segunda-feira (26).

Os convocados por Alejandro Sabella se apresentam em Buenos Aires para iniciar os treinos para a Copa do Mundo no Brasil.

Preparador físico da seleção entre 2008 e 2011, Fernando Signorini se preocupa com a situação do atacante eleito quatro vezes melhor do planeta (entre 2009 e 2012). Ele teme que Messi não estará 100% no Mundial.

"Eu tenho sérias dúvidas se ele estará em totais condições na Copa do Mundo. Não está acostumado a se recuperar de lesões. Ainda não está no mesmo nível de antes", disse Signorini à Folha.

Ele lembra que o jogador teve três lesões na temporada europeia. A última delas, contusão muscular sofrida em novembro de 2013, o tirou de ação por dois meses.

"Ele precisa descansar. Deve ser tratado com cuidado porque é um jogador maravilhoso", completa Signorini.

Nas duas partidas das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, em abril, diante do Atlético de Madri, Messi não foi decisivo.

Após a derrota no estádio Vicente Calderón, números da Uefa mostraram que o argentino correu 6,8 km no jogo. Só 1,4 km a mais que o goleiro do Barcelona, José Manuel Pinto.

A média do atleta na competição, na última temporada, foi de 8,2 km.

"A eliminação do Barcelona, pensando na questão física de Lionel, foi uma vitória para a Argentina", analisa Signironi. "Para um jogador que conta com a explosão física de Messi, a condição fisiológica e o tempo de recuperação serão fundamentais."

A Argentina estreia no torneio em 15 de junho, no Maracanã, contra a Bósnia.

Lluis Gene/AFP
O atacante Messi durante um treino do Barcelona
O atacante Messi durante um treino do Barcelona

"Pela maneira como corre e joga, Messi está sempre no limite. Enquanto não estava se machucando, era perfeito. Quando as lesões começaram a acontecer, virou problema. Ele não pode chegar ao Mundial com uma agenda muito carregada. Ele precisa descansar", conclui.

Signorini trabalhou na comissão técnica de Diego Maradona na África do Sul, em 2010. Torneio em que o camisa 10, já na condição de melhor do mundo, decepcionou. A seleção argentina caiu nas quartas de final, eliminada pela Alemanha.

Pior do que isso, não fez nenhum gol no torneio. Em duas Copas no currículo, tem apenas um marcado. Em 2006, anotou na goleada por 6 a 0 sobre a Sérbia.

"É preciso que ele não tenha na cabeça as experiências ruins que teve nos últimos Mundiais. Isso vai ajudá-lo", completa.

A relação de Signorini com Maradona é antiga. Foi preparador pessoal do então meia de 1983 a 1991. Passou por Barcelona (ESP), Napoli (ITA) e Sevilla (ESP). Acompanhou-o também quando tentou ser técnico do Racing (ARG). Esteve ao lado de Diego nas Copas do Mundo de 1986, 1990 e 1994.

Mesmo com as restrições físicas, Signorini defende que Messi é o tipo de jogador capaz de decidir mesmo se não estiver 100% e merece todo o cuidado antes do início do Mundial. Se estiver, então...

"Ele é um dos que sempre se destacam em campo. Isso é inegável. É um atacante maravilhoso. A Copa é um torneio repleto de imponderáveis. Messi precisa perceber que vai ter tempo para estar bem em campo. Se ver que isso vai acontecer, terá mais segurança", defende o preparador físico.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página