Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

A camaronesa: "Partida decisiva para os Leões Indomáveis"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A seleção de Camarões, mais conhecida como Leões Indomáveis, jogará sua primeira partida contra o México. Especialistas consideram que este jogo é decisivo pois ele determinará a continuação da competição para a equipe.

"Será um indicador, quer dizer, basta que Camarões obtenha um bom resultado para que fique suficientemente motivado em seguir adiante na competição, até no mínimo às oitavas de final", opina Achille Chountsa, jornalista esportivo do jornal camaronês Le Jour.

Já para o ex-goleiro Joseph Antoine Bell, antigo Leão e atual consultor esportivo, Camarões deve manter-se modesto e fixar-se em objetivos concretizáveis.

Efetivamente, Camarões não esteve nas duas últimas Copas Africanas de Nações nem na Copa do Mundo de 2006. Em 2010, na África do Sul, foi a primeira seleção eliminada da competição. O país do famoso jogador Roger Milla, sucesso da Copa-90, quase não marcou pontos durante as últimas grandes competições. Por estes motivos, Bell diz que não se inventa resultados a partir do nada. É preciso considerar uma certa lógica.

"Camarões deve dizer para si mesmo que é preciso marcar pontos. Pontuar começa por uma partida zero a zero. Portanto, Camarões deve procurar ao menos um ponto contra o México antes de pensar em marcar três pontos contra as outras equipes", analisa Bell.

"A Copa do Mundo para Camarões, ao meu ver, se realizará especialmente nas duas primeiras partidas. Ou seja, contra o México e a Croácia, pois são estes os verdadeiros rivais pela vaga de classificação que sobrará neste grupo", ele acrescenta. O ex-goleiro também do Olympique de Marseille acha que é "uma sorte, uma verdadeira sorte para o Camarões de cruzar com estas duas equipes antes do Brasil".

Léocadia Bongeben, jornalista esportiva em Yaoundé e correspondente da BBC esporte, está menos otimista. "Os Leões Indomáveis são tão imprevisíveis. Às vezes, nós vemos eles jogarem maravilhosamente bem e pensamos que eles podem fazer milagre na Copa do Mundo. Depois, quando nós assistimos uma outra partida, nós temos a impressão de que eles não conseguirão marcar nem um ponto. Vamos esperar e ver o que vai acontecer, mesmo que eu não esteja otimista", diz ela.

Se muitos observadores concordam em dizer que o Camarões pode facilmente superar o México, há quem pense que é preciso de um pouco de desconfiança. "É melhor jogar contra o Brasil que contra o México. Por quê? Por conhecemos os jogadores brasileiros. Camarões tem quase a mesma filosofia de jogo que o Brasil, portanto, teria mais vantagens se jogasse contra o Brasil. Ora, nós não conhecemos o jogo mexicano e isso é perigoso", pensa Emmanuel Maboang Kessack, treinador de futebol de uma das seleções secundárias do Camarões.

Junto à Argélia, Costa do Marfim, Gana e Nigéria, Camarões integra uma das cinco equipes africanas qualificadas para a Copa-2014. Camarões está na sua sétima participação para alcançar a fase final. As seis participações antecedentes foram em 1982, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2010. Sua melhor colocação foi em 1990, quando foi a primeira equipe africana a participar de uma quarta de final de uma Copa. Desde então, o Camarões dificilmente passou da primeira fase.

Tradução: GIOVANNA SALERNO

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página