Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Algoz nos últimos anos, México é freguês do Brasil em Copas

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O Brasil perdeu duas decisões para o México nos últimos anos, o que gerou a impressão de que o rival é uma pedra na chuteira da seleção. Mas ao menos em Copas do Mundo isso não é verdade.

Apesar de ter perdido a decisão do ouro olímpico em Londres-2012 e a da Copa das Confederações-1999 em território mexicano, o Brasil já encarou o México em três edições do Mundial e tem 100% de aproveitamento.

Em 1950, na abertura da Copa no Brasil, no Maracanã, uma goleada por 4 a 0 mostrou a diferença entre as seleções. O atacante Ademir, do Vasco, marcou duas vezes. Jair Rosa Pinto, do Palmeiras, e Baltazar, do Corinthians, completaram.

As seleções voltaram a se encontrar em 1954, na estreia no Mundial da Suíça. Nova goleada: 5 a 0, em Genebra.

O atacante Baltazar, do Corinthians, o meia Didi, do Fluminense, o ponta-esquerda Pinga (duas vezes), da Portuguesa, e o ponta-direito Julinho Botelho, do Fluminense, marcaram.

Em 1962, no ano do bicampeonato, a seleção também estreou diante dos mexicanos. A vitória foi mais modesta em relação as anteriores: 2 a 0, em Viña del Mar, no Chile.

Zagallo, ponta esquerda do Botafogo, e Pelé, o camisa 10 do Santos, fizeram os gols brasileiros.

Algumas curiosidades marcaram os encontros entre Brasil e México. Nas três edições em que se enfrentaram os mexicanos dividiram o grupo com o Brasil e não avançaram para a fase decisiva.

As outras têm a ver com os uniformes.

O uniforme dos mexicanos em 1950 era composto por camisa vermelha, calção azul e meias azuis. Eles enfrentaram assim o Brasil, que jogou com camisas, calções e meias brancos.

Foi ainda a primeira vez em um Mundial que as seleções usaram números nas camisas -novidade daquele Mundial.

Já em 1954 o Brasil usou pela primeira vez a combinação que consagrou o futebol brasileiro: camisa amarela, calção azul e meias brancas. A estreia foi contra o México, que repetiu o uniforme anterior, com exceção as meias (pretas).

Em 1962, a novidade ficou por conta do México. A seleção usou o uniforme conhecido hoje, com camisa verde, calção branco e meias vermelhas (a estreia do modelo foi quatro anos antes, na Suécia).

Para o duelo desta terça (17), em Fortaleza, o Brasil jogará com o uniforme clássico: camisa amarela, calção azul e meias brancas. Já o México terá combinação inédita: camisa vermelha, calção preto e meias vermelhas.

REVANCHE

Dos jogadores atuais do Brasil, cinco vivenciaram a perda do ouro olímpico para os mexicanos em 2012.

O zagueiro Thiago Silva, o lateral esquerdo Marcelo, o meia Oscar e os atacantes Hulk e Neymar. Na ocasião, comandados por Mano Menezes, eles foram derrotados por 2 a 1 pelos mexicanos.

Já do lado mexicano, nove jogadores participaram do encontro: Aquino, Corona, Herrera, Giovanni dos Santos, Jímenez, Mier, Peralta, Reyes e Salcido. O técnico mudou e o esquema tático também. Na ocasião, era Luis Fernando Tena.

Peralta marcou os dois gols mexicanos. Hulk fez o tento brasileiro.

O encontro da Copa-2014, no entanto, não será o primeiro após a derrota na Olimpíada. Em 2013, as equipes se enfrentaram na Copa das Confederações e o Brasil venceu por 2 a 0 —Neymar e Jô marcaram.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página