Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Com empate, Brasil tem pior campanha desde a Copa de 1978

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Sem conseguir superar o goleiro mexicano Ochoa, a seleção brasileira deixou Fortaleza com o pior início de Copa do Mundo desde 1978, quando o time empatou duas partidas seguidas na Argentina.

Desde então, a equipe sempre encerrava a segunda rodada com duas vitórias consecutivas nos Mundiais.

O resultado desta terça-feira (17) no Ceará coloca em dúvida a capacidade de o time derrotar adversários mais fortes no restante do torneio, algo que Holanda e a Alemanha já fizeram por aqui.

O empate no Castelão também interrompeu a sequência de oito vitórias seguidas do técnico Luiz Felipe Scolari com a seleção em Copas.

Mesmo assim, Felipão surpreendeu ao elogiar a atuação do time em Fortaleza.

"Estou satisfeito e fiquei feliz com o que vi. Temos a mania de achar que os outros não jogam nada", afirmou o treinador, que preferiu defender os jogadores e reclamar do árbitro da partida.

O técnico esperou a entrevista coletiva terminar e pediu para fazer uma pergunta aos jornalistas presentes.

"Não tem mais pênalti a favor do Brasil? Vocês [jornalistas] só criticaram o do Fred", disse o treinador, fazendo alusão à penalidade cavada pelo centroavante no jogo contra a Croácia.

Felipão acredita que o lateral Marcelo sofreu pênalti no segundo tempo da partida –o que não aconteceu.

Com o empate, a seleção brasileira perdeu a oportunidade de garantir em Fortaleza a classificação antecipada para a segunda fase da Copa do Mundo.

Na próxima segunda-feira (23), a equipe vai precisar de, pelo menos, um empate contra Camarões, em Brasília, para obter a vaga no mata-mata do Mundial.

Mesmo com o 0 a 0 desta terça-feira, o Brasil está em primeiro lugar no Grupo A, com quatro pontos. Os mexicanos estão em segundo com a mesma pontuação, mas com o saldo de gols menor.

Nesta quarta-feira, a Croácia enfrentará Camarões, em Manaus. As duas seleções ainda não pontuaram.

Felipão lamentou o empate, mas disse que o time está no caminho certo.

"O resultado não foi o que queríamos, mas estou contente coma evolução", afirmou o treinador, que já admite mudanças na equipe para o jogo em Brasília.

O atacante Hulk poderá voltar à equipe. O meia Willian será testado no time titular nos treinos em Teresópolis a partir de quinta (19).

NEYMAR

O treinador defendeu Neymar, que criou uma série de oportunidades contra o México, mas não conseguiu desequilibrar a partida.

"Ele não ganha nem perde sozinho, faz parte de um grupo. Vamos fazer um trabalho para que tenhamos oportunidades de ganhar com ou sem o Neymar, com ele mais ou menos marcado", afirmou Felipão, que não escondeu o desconforto com algumas perguntas na coletiva.

"Se vai classificar ou não, é um assunto meu. Vocês podem fazer 300 equipes que quiserem, mas não podem fazer diferença no meu pensamento", acrescentou o técnico.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página