Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Com problemas pessoais e lesionado, Aguero tem Mundial para esquecer

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Lesionado, com problemas particulares e jogando mal. É o Mundial do pesadelo para Sergio Aguero. A lesão muscular na perna esquerda lhe tirou as chances de enfrentar a Suíça e colocou em dúvida sua participação na Copa. Para tristeza do seu grande amigo.

Aguero e Messi formam a grande parceria que nunca aconteceu em clubes. Apesar das tentativas do Barcelona de tê-los na equipe, os dois jamais estiveram juntos no Camp Nou. Pelo contrário, já foram adversários no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões da Europa.

Na seleção, eles são inseparáveis.

Companheiros de quarto na concentração, se afastam apenas quando é feita análise do desempenho técnico na Copa do Mundo até agora. Messi é um dos nomes do torneio. Quatro gols marcados em três jogos. Aguero teve desempenho sofrível nas três partidas da primeira fase.

"Nós precisamos dar tempo ao Kun [Aguero]. A qualquer momento, a capacidade dele vai aparecer", opinou Mascherano, não comentando se o colega vai jogar novamente no torneio ou não.

Aguero teve final de temporada na Europa temperado por problemas musculares. Contra Nigéria, neste sábado [25], sofreu mais uma. Mesmo quando esteve em campo, não conseguiu ser o mesmo artilheiro decisivo que ajudou o Manchester City a conquistar dois títulos ingleses nos últimos três anos.

Lionel Messi não fala sobre o assunto. Até foi questionado após a partida do Beira-Rio, mas fugiu da pergunta. Não quer aborrecer seu melhor amigo dentro do elenco.

Os dois estão sempre juntos. Correm lado a lado no aquecimento. Fazem exercícios próximos. Nos treinos em que é improvisado uma espécie de futevôlei na grama, estão constantemente no mesmo time. Aguero posta fotos sobre Messi nas redes sociais.

Os dois se conheceram antes do Mundial sub-20 de 2005, na Holanda.

"Não sabia quem ele era. Estávamos comendo um assado [churrasco] no prédio de Ezeiza [Centro de Treinamento da Associação de Futebol Argentino]. Conversava com [Ezequiel] Garay e [Mauro] Formica. Ele comentou algo sobre os Estados Unidos. Pensei: 'quem é esse cara'? Colocaram nós dois no mesmo quarto durante aquela competição", explica.

Na seleção, já aconteceu o inverso. Messi teve problemas e Aguero apareceu para salvar. Foi assim na estreia da Argentina, em casa, na Copa América de 2011. O camisa 10 não conseguia realizar nenhuma jogada e a Bolívia vencia por 1 a 0. O amigo saiu do banco para empatar a partida e evitar o vexame.

Três anos depois, Kun tem sido quase invisível, apesar de ser titular. O assunto é apenas Messi.

A dupla faturou os Mundiais sub-20 de 2005 e 2007. Esteve presente na conquista da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Aguero estreou como profissional como garoto-prodígio do Independiente. Fez a primeira partida profissional aos 15 anos. O mais jovem da história do futebol nacional. Bateu o recorde de Maradona.

Sobrenome que tem lhe dado dor de cabeça durante a Copa do Mundo. Aguero tem evitado a imprensa. Não deu entrevistas coletiva. Na zona mista, quando os atletas passar por um corredor abarrotado de jornalistas, abaixa a cabeça e não fala com ninguém.

Ele autorizou seus advogados a entrarem na Justiça contra Giannina Maradona. Alega que ela atrapalha suas visitas a Benjamín, 5, filho do casal. Diego Maradona é o pai de Giannina.

No dia em que a Argentina ganhou do Irã por 1 a 0 (gol de Messi), ela postou uma série de mensagens em redes sociais atacando Aguero e a família dele. Alega ter sido chamada de "bosta" pela irmã do jogador, via mensagem por celular, quando esta carregava Benjamín no colo.

"Quando contei para o meu pai, ele chorou", disse Giannina.

Protetor das filhas, Diego não se conformou com a separação e já chamou o ex-genro de "cagão" publicamente.

Nesta quinta (26), mesmo com o ex-marido lesionado, ela voltou a atacá-lo pelo Twitter, indignada por ser responsabilizada pela lesão na coxa esquerda de Kun.

Aguero trocou Giannina pela cantora de cumbia Karina Tejeda e, por causa dela, mudou até o seu número de camisa na seleção. Costumava atuar com a 16. Em setembro do ano passado, em confronto contra o Paraguai, pelas eliminatórias, solicitou vestir a 20. Pedido de Karina. A numeração original era uma homenagem à filha de Maradona, que faz aniversário em 16 de maio.

Aguero era uma das pontas do "quarteto fantástico" da Argentina na Copa do Mundo. Uma das peças que pior funcionou até o momento da contusão.

"Ele também está com azar. Falam que ele perdeu a bola no lance do primeiro gol da Nigéria. Para mim, ele sofreu falta e o árbitro não marcou nada", defende Mascherano.

Até agora, quem tem livrado a barra do ataque é seu parceiro Messi. Coisa de amigo.

Editoria de arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página