Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Marcelo Tas: Era uma vez

Mais opções

Contos de fadas começam com "era uma vez" porque valem para qualquer época. O 7 a 1 do Mineirão terá que ser explicado por gerações e gerações.

Precisamos de um "era uma vez". "Deutschland, ein Sommermärchen" (Alemanha, um conto de fadas de verão) é o documentário mais bem-sucedido da história do cinema alemão. O diretor Sönke Wortmann foi autorizado a mostrar os bastidores da Copa-2006 onde a Alemanha era anfitriã e terminou em terceiro lugar. Por que o recorde de bilheteria? Porque ali se deu a reinvenção do futebol germânico. Derrotada pelo Brasil em 2002, a Alemanha entendeu que futebol-força já era, tomou coragem e decidiu renovar tudo.

Não é coisa de conto de fadas? O 7 a 1 começou no penta! Os figurantes de "Sommermärchen" são os protagonistas do Mineirazo. Schwensteiger, inexperiente e tímido em 2006, virou líder do massacre de 2014. Klose, agora artilheiro máximo das Copas, assim como Podolski, não nasceu na Alemanha. Estão no time graças a um projeto cuidadosamente executado para injetar ginga gringa no escrete cadeira-
dura com talentos de dupla nacionalidade.

Repare a ironia. Fada vem de fatum, destino, fatalidade. Enquanto os brasileiros se trancam numa granja na serra gelada, os alemães se divertem e se alongam com professor de yoga numa praia ensolarada da Bahia onde Cabral descobriu o Brasil. Felipão improvisou uma psicóloga, não remunerada. Joachim Löw conta com uma equipe de psicólogos, cientistas e estatísticos que preparam dossiês de 500 páginas sobre cada adversário.

Não é hora de mudar time ou técnico. O Brasil travou. A única coisa 100% aprovada na Copa-2014 é a encantadora hospitalidade do povo brasileiro. A hora é de atualizar o sistema como fazemos com computadores ultrapassados. #VaiBrasil

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página