Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

O holandês: "Só a Alemanha merece a taça nesta Copa"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Somente a Alemanha tem direito ao título mundial. Dos últimos quatro times, a equipe chegou ao mais estável e equilibrado na Copa do Mundo de 2014. Somente no segundo tempo contra Gana o time de Löw deu uma balançada.

A equipe da Alemanha se beneficia com Guardiola, treinador do Bayern de Munique. Sua influência pode ser vista no jogo da equipe nacional. Muito movimento, apesar de não ser uma defesa inexpugnável, mas sim um goleiro top, e vários jogadores com um objetivo especial para marcar gols. Além de uma vontade insaciável.

Argentina tem uma formação igual a da Alemanha. Uma defesa e um meio de campo compactos, e claro, Messi no ataque. Mas o que número dez tem exibido até agora no Brasil certamente não foi o que se esperava. Apenas um ou outro lance ocasional demonstrou uma qualidade isolada do jogador.

Contra a Holanda, a Argentina com o Messi jogando preso, não chegou a merecer chegar à final. Mas também os "Laranjas" reservaram o seu pior à semifinal. "Bocejaram em vez de fazer um jogo de gala", definiu o jornal alemão Bild.

A equipe de Louis van Gaal parecia cansada. Arjen Robben brilhou apenas uma vez em meio fechada defesa da Argentina. Robin van Persie estava doente e invisível. Wesley Sneijder foi novamente mergulhado no anonimato do meio-campo. Apenas o centro da defesa se superou.

Em termos de resultados e espírito de equipe, os "Laranjas" podem olhar orgulhosamente para trás pela forte campanha no Brasil. Só que no último jogo, desmentindo a ilusão, e repetindo as previsões e expectativas sombrias, apareceu a verdade. Em termos de futebol, a Holanda só se destacou nos últimos vinte minutos contra o México. No geral, o sistema era mais sagrado e importante do que a real força da escola holandesa.

Van Gaal e os jogadores não estão afim de uma final de consolação. Esse jogo não tem nada a ver com esporte de alto nível, resmunga o treinador. Mas ele também não quer dar adeus à Copa de forma ainda mais derrotada. Enfim, também agora ele já aceitou o desafio de treinar o Manchester United.

Como lembrança: na disputa pelo terceiro lugar na Copa-1998, os "Laranjas" ganharam uma sobremesa de mau gosto, depois de terem perdido dois pênaltis contra o Brasil nas semifinais. Com um cara de nojo, os holandeses entregaram o bronze para a Croácia. A seleção daquela época se arrepende até hoje.

Mas o Brasil foi o que mais decepcionou de todos países que eram considerados os melhores. O favorito para ganhar a taça da Copa do Mundo que era o time da casa, convenceu só um pouco contra a Croácia. Já contra a Colômbia, nas quartas de final, ameaçava a eliminação.

Neste torneio fascinante, atraente, mas ao mesmo tempo com suas decepções, o organizador também foi sacudido. Uma defesa mal organizada, um meio-campo no qual faltava criatividade e todas as fichas apostadas no atacante Neymar, realmente não era digno de ser campeão do mundo.

Tradução de DANIELLA VERBURG

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página