Publicidade
Publicidade

Governo federal troca chefia de agência nacional antidoping a 37 dias da Rio-16

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 12-02-2015 10h36:Palestra para jornalistas da FOLHA com o Dr Marco Aurelio Klein, presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e responsavel por relatorio entregue ao Ministerio dos Esportes para coibir violencia dar torcidas organizadas (Foto Eduardo Knapp/Folhapress.ESPORTES)
Marco Aurelio Klein, ex-secretário nacional para a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem)

O Ministério do Esporte confirmou à Folha, na tarde desta quarta-feira (29), que o comando da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) será trocado.

Secretário nacional para a entidade desde sua criação em 2011, Marco Aurelio Klein, foi substituído pelo ex-judoca Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona-1992.

A ABCD é o principal órgão nacional no combate ao doping e é atrelado à pasta. Ela tem um orçamento e uma equipe à parte.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB), resolveu fazer a troca após a revelação, na sexta-feira (24), de que o LBCD (Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem) foi descredenciado pela WADA (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês). A informação foi revelada pelo UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha.

O LBCD, que fica dentro da UFRJ, recebeu R$ 188 milhões de investimento do governo federal para renovação, mas apresentou inconformidades, de acordo com a agência mundial. A Folha também apurou que houve erros técnicos ligados à equipe.

Sampaio deve assumir a ABCD o quanto antes e terminar a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio. A entidade tem obrigação de fazer testes fora de competição nas delegações que virão ao Brasil e também fará testes no Rio fora das áreas de competições –isso cabe ao COI (Comitê Olímpico Internacional) e ao comitê organizador da Rio-2016.

Na manhã desta quarta (29), Klein ainda despachava como secretário nacional para a ABCD e não havia sido informado da troca, o que deve ocorrer nesta tarde.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade