O Brasil terá 462 atletas nos Jogos Olímpicos do Rio, maior contingente em toda a história do evento.
O número foi confirmado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) na tarde desta segunda-feira (18). A Olimpíada do Rio será realizada entre 5 e 21 de agosto.
Até esta segunda, eram 460 vagas confirmadas. O número poderia aumentar graças à aceitação de convites no atletismo e realocações no tênis.
A delegação terá 253 homens e 209 mulheres como competidores —além de 344 outros integrantes como técnicos, oficiais e médicos; o número total é 806.
A maior equipe brasileira a disputar uma Olimpíada até hoje havia sido a de Pequim-2008, com 277 atletas. Em Londres-2012, haviam sido 259.
As modalidades com mais competidores são o atletismo, com 67 representantes, futebol (36) e a natação (33). O time nacional começará a ocupar a Vila Olímpica no domingo (24), quando da abertura da instalação.
Os primeiros grupos a chegarem serão da ginástica artística (masculina), canoagem slalom, ciclismo (pista), futebol feminino, hóquei sobre a grama, saltos ornamentais, tiro com arco e tiro esportivo.
Entre todas as modalidades, apenas o hóquei sobre a grama feminino do país não obteve vaga, por não atender critérios mínimos estabelecidos pela respectiva federação internacional.
Apesar da quantidade recorde de participantes, a delegação brasileira não será a maior. Estados Unidos e China, principais potências olímpicas do planeta, devem trazer ao Rio mais de 600 atletas cada um.
*