Publicidade
Publicidade

'Ouro olímpico era o que faltava ao Murilo', diz Gustavo sobre corte do irmão

Melhor jogador do mundo, duas pratas olímpicas, bicampeão mundial, Murilo Endres, não vai poder realizar o sonho de subir ao lugar mais alto do pódio em uma Olimpíada.

O ponteiro foi cortado nesta segunda-feira (18) da seleção de vôlei que vai disputar os Jogos do Rio, e medalhistas de ouro lamentaram sua ausência na lista dos 12 convocados de Bernardinho. O primeiro foi o irmão mais velho, Gustavo, 40.

"É muito triste, muito mais para ele, claro, mas estou sentindo a dor. Aos 35 anos, o ouro olímpico era o que faltava para ele. Devia ser sua última Olimpíada, mas contra lesão não há o que fazer. É muito triste ele não poder buscar mais essa medalha. Ele será uma falta considerável", lamenta Gustavo, campeão olímpico em 2004.

Daniel Marenco - 22.out.2011/Folhapress
Gustavo Endres durante treinamento da equipe masculina de voleibol
Gustavo Endres durante treinamento da equipe masculina de voleibol

Capitão nos últimos anos, Murilo é considerado líder dessa geração, dentro e fora de quadra.

"Com certeza a experiência e o comando dentro e fora de quadra [vão faltar]. Vai pesar, sim. No passe e na liderança, o Brasil vai sentir essa dificuldade", analisa o levantador Ricardinho, ouro em 2004 e prata em 2012.

Além de ótimo atacante, Murilo joga como ponteiro passador, ou seja, aquele que mais ajuda o líbero, com qualidade, na recepção e na defesa –posição prestigiada no vôlei. Nos últimos anos, porém, sofreu com diversas lesões e passou por cirurgias nos ombros duas vezes.

Sem Murilo, que foi cortado assim como o central Isac e o líbero Tiago Brendle, o Brasil terá apenas quatro jogadores com experiência olímpica na Rio-2016. O menor número de veteranos desde Munique-1972.

Andrzej Grygiel/Efe
Murilo tenta um ponto para a seleção brasileira contra Cuba, no Mundial da Polônia
Murilo tenta um ponto para a seleção brasileira contra Cuba, no Mundial da Polônia

"Murilo é uma liderança nata. Pesa bastante essa ausência. O grupo precisava muito dele, mas foi uma fatalidade. A experiência de Serginho e Bruninho podem servir de base e o grupo pode contornar essa inexperiência", afirma o central Rodrigão, também campeão olímpico em Atenas-2004.

Estarão no Rio o levantador Bruninho, o central Lucão, o oposto Wallace e o líbero Serginho -este o único remanescente da conquista do ouro em Atenas-2004.

Completam a seleção brasileira os estreantes Lucarelli, Lipe, Maurício Borges e Douglas Souza (ponteiros), Maurício Souza, Lucão e Éder (centrais), Evandro (oposto) e William (levantador).

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade