Publicidade
Publicidade

Prefeitura dá 'jeitinho' e libera cerveja na Arena Corinthians durante os Jogos

A prefeitura de São Paulo deu um jeitinho e liberou a comercialização de cerveja na Arena Corinthians durante o período da Olimpíada.

O estádio era o único entre todas as instalações dos Jogos que ainda não tinha permissão para comercialização de bebida alcoólica.

O prefeito Fernando Haddad chegou enviar um projeto para a Câmara Municipal no final de junho, mas o texto não foi colocado nem para a primeira votação.

Enquanto uma manobra era articulada sem muito entusiasmo por alguns vereadores, a prefeitura achou um plano B: vai se apoiar em uma interpretação de uma lei federal para autorizar a venda.

"A questão de venda de bebidas foi objeto de Projeto de Lei (PL) enviado pelo executivo à Câmara. Até o momento, este PL não foi votado. Há legislação federal que garante a venda de bebidas em praças esportivas durante os Jogos Olímpicos", disse a equipe de comunicação da prefeitura à Folha.

A lei federal é a 13.284, que é uma espécie de lei geral da Olimpíada. Ela não fala sobre a venda de bebida, mas coloca o Estatuto do Torcedor como base, retirando o único artigo que gera interpretação contrária à comercialização.

ALTERNATIVA

A estratégia alternativa organizada por alguns vereadores era para colocar em votação no dia 2 de agosto, na volta do recesso parlamentar, um projeto de Toninho Paiva (PR) sobre o tema, que já havia sido aprovado em primeira votação. O texto em questão trata sobre a liberação geral, mas a manobra previa que ele fosse mudado, abrangendo apenas o período dos Jogos.

Mesmo se passasse, não haveria, provavelmente, tempo hábil para garantir que a estreia na Arena Corinthians acontecesse com cervejá. O primeiro duelo, entre Canadá x Austrália, de futebol feminino, é na quarta-feira (03), às 15h.

Assim, com o jeitinho da prefeitura, a bebida está garantida na partida e para todas as nove outras que acontecerão em Itaquera.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade