Publicidade
Publicidade

Brasileira da ginástica vai de Beyoncé 'para ser diva também'

Não tem problema nenhum se chamarem a ginasta brasileira Rebeca Andrade pelo nome de uma grande atração internacional, mas que faz sucesso em outro tipo de palco.

"A Beyoncé é uma diva. Escolhi uma música dela [para a apresentação no solo] para ficar um pouco diva lá no palco também", brincou a menina que nasceu em Guarulhos e que neste domingo (7) fez apresentação bastante segura na fase de classificação.

Segundo ela, o nervosismo em período de competição não aparece na véspera da prova, nem durante o dia em que as competições ocorrem.

Mike Blake/Reuters
A brasileira Rebeca Andrade em apresentação na Olimpíada
A brasileira Rebeca Andrade em apresentação na Olimpíada

"Fico nervosa só na hora mesmo, lá dentro. Mas costumo fazer os exercícios mentais que a psicóloga manda para fazer uma boa competição."

Rebeca diz que procura abstrair tudo o que está em volta. "Naquela hora, somos eu e o aparelho. Fecho o olho, faço uma oração e funciona."

Em relação as suas apresentações na tarde de domingo, Rebeca foi direta. "Não teve um aparelho que gostei mais. Acertei tudo", disse sorrindo. Pelas notas, as melhores apresentações da brasileira foram no salto e na barra.

Rebeca vai voltar aos palcos, como ela diz, tanto na final por equipes, na terça (9), quanto na final individual geral, na quinta (11).

SHOW DOS EUA

O time americano também deu show na Arena Olímpica do Rio. A estreante em Olimpíadas Simone Biles, 19, foi abraçada por toda a equipe de ginástica dos Estados Unidos ao encerrar sua apresentação na fase de classificação.

Com execuções quase perfeitas na trave, no solo e no salto, ela é a grande candidata a sair da Rio-2016 com a medalha de ouro pelo individual geral pendurada no pescoço.

Emocionada, chorou ao encerrar seu show na trave.

Dylan Martinez/Reuters
A americana Simone Biles em apresentação pelos EUA
A americana Simone Biles em apresentação pelos EUA

Se Biles repetir o seu desempenho deste domingo —normalmente, as ginastas melhoram suas séries para as finais—, voltará para sua casa, em Houston, com cinco medalhas de ouro.

Ela terminou a noite na liderança em três aparelhos (trave, solo e salto).

"Conseguimos uma unidade como time. Estamos muito orgulhosas", disse Biles.

Além do individual geral, também ajudou a colocar os Estados Unidos na primeira colocação por equipes.

Durante todo o dia das classificatórias da ginástica feminina, mais de 10 mil pessoas compareceram à Arena Olímpica do Rio.

Se ainda haviam lugares vagos, a torcida vibrou com as boas apresentações das ginastas, mas também vaiou, quando não concordava com as notas dadas pelos árbitros.

O Brasil e os Estados Unidos foram as seleções que arrancaram mais aplausos, mas também foram ouvidos gritos de Argentina e Colômbia vindos da arquibancada.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade