Publicidade
Publicidade

Brasil começa Rio-2016 em ritmo inferior a Londres e melhor que Pequim

Decorrido um quarto dos dias de disputa dos Jogos Olímpicos do Rio, ao final desta terça-feira (9) o Brasil somava duas medalhas. A judoca Rafaela Silva conquistou o ouro na categoria leve (até 57 kg) e o atirador Felipe Wu obteve a prata na pistola de ar 10 m.

O desempenho, neste mesmo período, é inferior ao de Londres-2012 quando, ainda no primeiro dia, o Brasil já tinha três pódios —com um metal de cada cor. Mas é superior ao de Pequim-2008, quando ao final do quarto dia de competição o país tinha dois bronzes —com Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, no judô.

Ao longo destes primeiros dias de Olimpíada carioca, houve desempenhos surpreendentes na esgrima e no tênis de mesa, mas também chances perdidas de pódio.

Editoria de Arte/Folhapress
Evolução do Brasil no ranking de medalhas nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016
Evolução do Brasil no ranking de medalhas nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) estabeleceu como meta que a equipe fique entre as dez melhores do quadro de medalhas, pelo número total de pódios.

Veja abaixo um resumo dos primeiros dias do país na Rio-2016:

DECEPÇÕES

Sarah Menezes - Judô
Depois de um início de ciclo olímpico tumultuado, a piauiense começou 2016 com tudo e conquistou medalhas importantes em Grand Prix e Grand Slams. A expectativa era de que ela defendesse seu título olímpico no Rio, mas perdeu duas vezes e terminou sem medalha.

Érika Miranda - Judô
Foi ao pódio em todos os Mundiais deste ciclo olímpico, em 2013, 2014 e 2015, e chegou ao Rio como favorita na categoria até 52 kg. Até disputou a medalha de bronze, mas não subiu ao pódio.

Ana Sátila - Canoagem slalom
Uma das promessas da nova geração olímpica brasileira, ela foi eliminada logo na primeira descida em sua participação.

Bruno Soares/Marcelo Melo - Tênis
Os duplistas, vencedores de Grand Slam e costumeiramente entre os melhores do mundo, eram apontados como maior chance de pódio no tênis. Porém, deram adeus à Rio-2016 nesta terça-feira com uma derrota para dupla romena.

Natação
Embora tenha tido três finalistas, alguns nadadores pioraram muito suas marcas: Etiene Medeiros decaiu dois segundos nos 100 m costas, Guilherme Guido mais de um segundo também nos 100 m costas. Ambos tinham marcas para tentar entrar nas finais.

Patrick Lourenço - Boxe
O jovem carioca de 23 anos, promessa dos ringues e cotado ao pódio, perdeu logo na estreia para o colombiano Yuberjen Herney.

SURPRESAS

Felipe Wu - Tiro esportivo
Liderou o ranking mundial e era cotado a medalha, mas por ser jovem havia dúvidas sobre a capacidade de segurar a pressão. Não só segurou como quase chegou ao ouro. Sua medalha de prata foi a primeira do tiro nacional desde os Jogos de 1920, em Antuérpia.

Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen - Esgrima
Obtiveram o melhor resultado da história da esgrima do país ao chegarem às quartas de final da competição. Antes de cair perante o italiano Daniele Garozzo, Toldo venceu até o atual campeão mundial, o japonês Yuki Ota.

Mariana Silva - Judô
Considerada antes a judoca do naipe feminino com menor chance de medalha, a paulista avançou até a semifinal, com direito a vitória sobre a campeã mundial de 2013, a israelense Yarden Gerbin. Perdeu duas lutas seguidas e terminou na quinta posição.

Hugo Calderano - Tênis de mesa
Igualou o melhor resultado brasileiro na história das disputas individuais ao avançar até as oitavas de final, onde sucumbiu diante do sexto colocado do ranking mundial, Jun Mizutani.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade