Publicidade
Publicidade

Ofuscada por quarteto ofensivo antes dos Jogos, defesa vira alicerce da seleção

O quarteto ofensivo formado por Neymar, Gabriel Jesus, Luan e Gabriel é badalado nos Jogos Olímpicos do Rio, mas um dos trunfos da seleção brasileira após quatro jogos é o sistema defensivo. 

Das quatro equipes semifinalistas da competição, o time comandado por Rogério Micale é o único que não sofreu gol. Rival do Brasil na próxima fase, a seleção de Honduras já viu sua defesa ser vazada cinco vezes —mesmo número de gols sofridos pela Alemanha. Já a Nigéria levou seis até o momento.

De acordo com os jogadores, o bom desempenho da defesa é fruto do plano de jogo elaborado por Micale, que exige uma marcação alta, e do comprometimento do grupo. 

"O Micale pediu que fizéssemos uma marcação alta e isso vem funcionando. Apesar do pouco tempo de trabalho, estamos entrosados e fazendo um bom trabalho. O Neymar, o Gabriel Jesus, o Gabriel e o Luan estão marcando a saída de bola, voltando para ajudar e isso facilita o nosso trabalho", disse o lateral direito Zeca. 

"A equipe está cumprindo o que o Micale pediu e estamos conseguindo nosso objetivo. Como temos uma boa recuperação porque somos rápidos podemos jogar com a marcação alta", disse o zagueiro Rodrigo Caio referindo-se ao seu companheiro de zaga, Marquinhos. 

Micale armou uma equipe ofensiva para a Olimpíada do Rio. Ele iniciou a competição com três atacantes (Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel) e um meia de criação (Felipe Anderson). Após dois empates e sem marcar gols no torneio, o treinador resolveu apostar no gremista Luan na vaga de Felipe Anderson. 

"O comportamento defensivo começa no setor ofensivo. Os atacantes têm contribuído de forma decisiva nesta organização defensiva. Estamos atuando de forma agrupada, compactada. Por isso, podemos escalar uma equipe tão ofensiva", disse o treinador após a vitória sobre a Colômbia. 

Micale assumiu oficialmente o comando da seleção olímpica em meados de junho após Dunga ser demitido e Tite não achar justo comandar a equipe na fase final de preparação para a Rio-2016.  

Micale foi contratado em maio de 2015 após Gallo ser demitido. O treinador acumulou o cargo de técnico da seleção sub-20, vice-campeã mundial, e comandava a preparação da seleção olímpica, mas seria substituído por Dunga na Olimpíada. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade