Publicidade
Publicidade

No solo, Biles conquista 4º ouro na Rio-16; brasileiro fica em 5º na barra fixa

Depois de voar pelo ar executando acrobacias que ninguém mais consegue copiar, Simone Biles, 19, parecia ter voltado à terra com seu quarto ouro olímpico pendurado no peito.

Ela se recuperou do deslize na trave e encerrou sua participação nos Jogos do Rio.

"Agora quero ir ao Cristo Redentor, à praia e comer pizza de pepperoni", afirmou.

Programas de uma típica adolescente. Tudo que ela não foi nos últimos dez dias.

A norte-americana chegou ao Rio com uma missão: se tornar a primeira ginasta a conquistar cinco medalhas de ouro em uma Olimpíada. Chegou a ser comparada a Michael Phelps e Usain Bolt. Não tinha espaço para errar.

Ela disse que não queria ser o novo ninguém, apenas ser a primeira Simone Biles. E conseguiu.

Não saiu do Rio com o recorde, mas em sua primeira participação olímpica, confirmou seu status diferenciado e sentiu isso nos gritos que ouvia a cada apresentação na Arena Olímpica.

Simone deixa a Olimpíada com quatro ouros (equipe, individual geral, salto e solo) e um bronze (trave). O último delas foi no solo, com 15,966 pontos. Ela tinha nota de partida 6,9, que demonstra a dificuldade da série. É mais difícil do que os 6,8 mostrados por Arthur Zanetti e Eleftherios Petronounias na final das argolas, vencida pelo grego.

Mike Blake/Reuters
2016 Rio Olympics - Artistic Gymnastics - Final - Women's Floor Final - Rio Olympic Arena - Rio de Janeiro, Brazil - 16/08/2016. Simone Biles (USA) of USA competes. REUTERS/Mike Blake FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYN3252
A norte-americana Simone Biles durante apresentação do solo, nesta terça (16)

Na nota de execução, que vai de 0 a 10, ela tirou 9,006.

A ginasta tentava, no Rio, tornar-se a primeira a conquistar cinco medalhas de ouro numa mesma Olimpíada. Ela, no entanto, não obteve desempenho tão bom na trave, teve de segurar no aparelho para não cair, e terminou com o bronze. Simone chegou a dizer que a brasileira Flavia Saraiva merecia a medalha em seu lugar —acabou em quinto

A norte-americana já havia conquistado o ouro por equipes, no individual geral (em que a atleta disputa todos os aparelhos) e no salto.

"Estamos [EUA] no topo e foi para isso que treinamos", afirmou.

A atleta está entre as cinco maiores medalhistas da história na ginástica em uma mesma edição. Deixou para trás a romena Nadia Comaneci, três ouros, uma prata e um bronze em Montréal-1976.

Ela obteve resultado comparável ao da nadadora Katie Ledekcy, dos EUA, grande nome da natação feminina nos Jogos, com quatro ouros e uma prata.

A ginasta com melhor desempenho olímpico é Vera Caslavska, com quatro ouros e duas pratas.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

ÚLTIMO BRASILEIRO

Na disputa da barra fixa, Francisco Barreto Jr. fez uma boa apresentação, com 15,206 e terminou na quinta colocação. É o melhor resultado na história de um brasileiro no aparelho.

O campeão foi o alemão Fabian Hambuenchen, com 15,766. Ele havia conquistado uma prata e um bronze nas duas últimas Olimpíadas.

A prata ficou com o norte-americano Danell Leyva, e o bronze, com o britânico Nile Wilson, com 15,466.

Campeão em Londres-2012, o holandês Epke Zonderland, caiu de cara durante sua acrobacia fez apenas 14,033.

Mike Blake/Reuters
2016 Rio Olympics - Artistic Gymnastics - Final - Men's Horizontal Bar Final - Rio Olympic Arena - Rio de Janeiro, Brazil - 16/08/2016. Francisco Barreto (BRA) of Brazil reacts. REUTERS/Mike Blake FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYN3312
O brasileiro Francisco Barretto após se apresentar na barra fixa, nesta terça (16)
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade