Publicidade
Publicidade

Brasil surpreende e vai à final masculina do 4x100 m; feminino é desclassificado

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) esperava ver o time feminino do revezamento 4x100 m na final, mas quem se garantiu foram os homens, de forma surpreendente.

O time formado por Ricardo de Souza, Vitor Hugo dos Santos, Bruno de Barros e Jorge Vides marcou 38s19 e avançou em oitavo lugar na manhã desta quinta-feira (18), no Engenhão. Estados Unidos e Jamaica, favoritos, pouparam Justin Gatlin e Usain Bolt e também avançaram. A final ocorre na noite de sexta (19), às 22h35.

O resultado surpreende porque o Brasil teve apenas um representante na Rio-2016 nos 100 m, Vitor Hugo, e que garantiu o índice no fim de junho, quase no limite imposto pela CBAt, que era 3 de julho.

"Não nos surpreende a classificação, e ainda podemos melhorar porque erramos algumas passagens. Acho a semifinal até mais difícil, pela ansiedade. Vamos para a final disputar. O Japão ganhou a sua série, a Jamaica não mostrou todo esse poder de fogo. Mesmo com o Bolt, é uma passagem só que ele corre, é uma equipe", afirmou Bruno de Barros, após a prova.

ELIMINAÇÃO

Mesmo com erro na segunda passagem de bastão das favoritas americanas, o time brasileiro feminino do 4x100 m já não havia conseguido se classificar para a final da prova quando soube da sua desclassificação minutos após a disputa.

O time formado por Bruna Farias, Franciela Krasucki, Kauiza Venancio e Rosângela Santos havia ficado apenas em quarto na semifinal, atrás de Alemanha, Nigéria e Trinidad e Tobago. Mesmo que não houvesse a desclassificação, não conseguiria a vaga por tempo – China e Canadá fizeram 42s70, contra 42s85 das brasileiras.

A equipe brasileira foi desclassificada por um toque de Kaiuza Venancio na americana Alysson Felix durante a passagem do bastão.

"Ela [Kaiuza] ficou o tempo todo na raia. Não entendemos essa desclassificação", afirmou Rosângela Santos.

Já os Estados Unidos recorreu e vai correr novamente às 19h. As americanas correrão sozinhas na pista porque a organização entendeu que foram prejudicadas na bateria semifinal. Elas precisam correr abaixo dos 42s70 para ocupar a vaga da China, oitava e última classificada para a final.

As atletas norte-americanas também reclamaram muito após a prova. "Fui empurrada e perdi completamente o equilíbrio", disse a corredora Alysson Felix.

O 4x100 m feminino era uma das esperanças de medalha da CBAt por ter duas boas velocistas, Ana Claudia Lemos e Rosângela Santos, e por ser uma prova em que erros acabam acontecendo e favoritas caem —como havia acontecido com os Estados Unidos.

O problema é que Ana Claudia Lemos se machucou, nem correu a prova dos 100 m e não pôde participar do revezamento também —ela tem um desconforto na coxa. A atleta esteve suspensa por doping e só foi liberada no fim de julho para voltar a correr.

RESULTADO DE PESO

Na manhã desta quinta, a surpresa para o Brasil foi a classificação do catarinense Darlan Romani para a final do arremesso de peso, com 20.94 m, sua melhor marca na vida e novo recorde brasileiro. Ele passou como terceiro para a decisão, que será ainda nesta quinta, com início às 20h30.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade