Quilos enfrentam cultura do fast food

especial para a Folha

A face mais gritante da oposição ao restaurante gastronômico, onde serve-se arte culinária, é o fast food. Não que esse artifício seja um mal em si. O problema surge quando ele deixa de ser o petisco e passa a substituir refeições.

A herança ibérica dos brasileiros privilegia as refeições que aconteçam com um mínimo de dignidade: sentados, à mesa ou num balcão, com comida “de verdade”, imbuída de sabor, sobre um prato ladeado de talheres.

É curioso que a massacrante invasão dos fast food não tenha vingado plenamente no Brasil. A exceção é dada pelo McDonald’s, cuja insossa gororoba venceu graças aos mecanismos de convencimento subliminar e da pequena corrupção sobre as crianças.

Outras redes têm fracassado,tendo como adversário um curioso Davi: o restaurante por quilo. Instituição que se impôs vertiginosamente na última década, o quilo está longe de ser o paraíso, por problemas inerentes ao sistema de bufê: pratos que não se adaptam aos réchauds, que os requentam e subvertem seu ponto; comida exposta aos perdigotos do público; filas constrangedoras.

Ainda assim, existe alguma dúvida de que um almoço com arroz, feijão, salada, legumes, carne, seja mais satisfatório, em todos os sentidos (de paladar, de nutrição, e até de preço) que um sanduíche sempre igual inclusive na sua ausência de sabor? (JM)

Leia mais:
No tabuleiro da baiana teve...

Leia mais:

Portugueses puseram sal na carne e na cozinha brasileira

Índios comiam carne humana só em rituais

Cultura da raiz mandioca molda e sustenta o país

Norte e Nordeste usam técnicas pré-cabralinas

Subsídio ao trigo reduziu consumo

Africanos foram forçados a reinventar sua culinária

Quitute do senhor era "mata-fome" do escravo

Lição de casa revive receitas no Nordeste

Confeitaria caminha para o anonimato

Na calçada, refeição é rápida e popular

No Brasil, nem tudo se come

Da lida no canavial ao
papo de botequim


Bebida é a segunda mais consumida no país

Restaurantes surgem para matar fome de convívio

Recife Antigo tem receita misteriosa

Quilos enfrentam cultura do fast food

No tabuleiro da baiana teve...

Doces de convento