BORIS FAUSTO

 

A Construção da Ordem e Teatro de Sombras , de José Murilo de Carvalho (Ed. Relume Dumará) - Livro indispensável para o conhecimento do Império brasileiro, concentrando-se, na primeira parte, na formação da elite e, na segunda, na política imperial.

Tempo Saquarema - A Formação do Estado Imperial , de Ilmar Rohloff de Mattos (Ed. Access) - Faz uma dupla com o livro de José Murilo de Carvalho, iluminando as características do conservadorismo e do jogo partidário.

Um Estadista do Império , de Joaquim Nabuco (Ed. Topbooks) - Pela via de uma excelente biografia de seu pai, Nabuco de Araujo, Joaquim Nabuco faz desfilar personagens centrais e analisa problemas da vida política imperial.

Homens Livres na Ordem Escravocrata , de Maria Sylvia de Carvalho Franco (Ed. Unesp) - Monografia clássica, concentrada na região do Vale do Paraíba (SP), explorando temas importantes como a violência no meio rural e as relações de compadrio.

Em Costas Negras , de Manolo Florentino (Ed. Companhia das Letras) - Lança uma nova interpretação da sociedade colonial, enfatizando a acumulação gerada pelo tráfico de escravos, a partir do Rio de Janeiro, e a formação de um poderoso setor social representado pelos traficantes.

Rebelião Escrava no Brasil , de João José Reis (Ed. Companhia das Letras) - Monografia por um especialista na história social dos escravos, versando sobre o levante dos malês, movimento de escravos islâmicos, que ocorreu em Salvador, em 1835.

As Barbas do Imperador , de Lilia Moritz Schwarcz (Ed. Companhia das Letras) - Biografia recente de Pedro 2º, destacando-se pela reconstrução da figura do imperador e da vida sociopolítica da corte.

Da Senzala à Colônia , de Emilia Viotti da Costa (Ed. Unesp) -Um clássico sobre a escravidão nas áreas cafeeiras, abrangendo aspectos econômicos, sociais e ideológicos.

O Norte Agrário e o Império , de Evaldo Cabral de Mello (Ed. Topbooks) - Estudo sobre um tema pouco explorado -o da distribuição de recursos pelo poder central monárquico-, sustentando a tese do favorecimento da corte e das províncias do centro-sul, pelo império.

A Espada de Dâmocles , de Wilma Peres Costa - Estudo versando sobre o Exército, a Guerra do Paraguai e os anos de crise do Império, explorando, entre outros aspectos, as várias vertentes do republicanismo.

Leia mais: Evaldo Cabral de Mello


Leia mais:

Colônia
-5 datas
-Boris Fausto
-Evaldo Cabral de Mello
-Laura de Mello e Souza
-Manolo Florentino
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-As religiosidades e africanidades, por Ronado Vainfas
-Os documentos colonias, por Laura de Mello e Souza


Império
-5 datas
-Boris Fausto
-Evaldo Cabral de Mello
-Manolo Florentino
-João José Reis
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-A Independência e a Regência, por Evaldo Cabral de Mello
-A unidade nacional, por João José Reis

República
-5 datas

-Boris Fausto
-Angela de Castro Gomes
-Evaldo Cabral de Mello
-Manolo Florentino
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-A velha elite paulista, por Boris Fausto
-O pós-Segunda Guerra, por Angela de Castro Gomes
-A herança africana, por Manolo Florentino