BORIS FAUSTO

 

A Formação das Almas , de José Murilo de Carvalho (Ed. Companhia das Letras) - Ensaio sobre a construção do imaginário republicano, com fecunda utilização de fontes iconográficas e de monumentos.

Borracha na Amazônia , de Barbara Weinstein (Ed. Hucitec) - Estudo sobre um tema pouco explorado -a expansão e a crise da borracha na Amazônia e suas consequências socioeconômicas assim como políticas.

Os Sertões , de Euclides da Cunha (Ed. Francisco Alves) - Não é um livro de história, mas uma verdadeira introdução a um "outro Brasil", via episódio de Canudos. A própria ambiguidade de Euclides, entre a "civilização" e a "barbárie", tornou-se um importante caminho para a reflexão sobre o "dualismo" brasileiro.

O Regionalismo Gaúcho , de Joseph. L. Love (Ed. Perspectiva) - Reconstrução da sociedade e sobretudo da política do Rio Grande do Sul, entre 1882-1930. Abriu caminho para se rever o papel daquele Estado no âmbito da política do "café-com-leite".

Política e Parentela na Paraíba , de Linda Lewin (Ed. Record) - Monografia inovadora, concentrada no período da Primeira República, lançando luz sobre uma oligarquia de base familiar.

Coronelismo, Enxada e Voto , de Victor Nunes Leal (Ed. Nova Fronteira) - Clássico sobre o tema, no qual o autor utiliza proveitosamente sua formação jurídica. Relativizou a importância do município na constituição do coronelismo, enfatizando o papel das unidades estaduais.

Coffee, Contention and Change in the Making of Modern Brazil , de Mauricio Font (Cambridge University Press) - Monografia que critica teses tradicionais, como a da associação entre o PRP e os interesses cafeeiros, chamando a atenção para a diversificação das atividades econômicas em São Paulo durante a Primeira República.

Estudo sobre as Origens do Empresariado Paulista , de Warren Dean - Enfatiza o papel dos grandes fazendeiros e do comércio exportador no início da industrialização. Bases do Autoritarismo Brasileiro , de Simon Schwartzman (Ed. Campus) - Estudo sociológico que busca desvendar as raízes históricas do autoritarismo, criticando a tese da dominação política de São Paulo na Primeira República.

Seminário Internacional sobre a Revolução de 30 , promovido pelo CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) - Publicação de vários textos sobre os anos 30 no Brasil, destacando-se, entre outros, os de Angela de Castro Gomes (classes populares), Gerson Moura (relações internacionais) e José Murilo de Carvalho (Forças Armadas).

Nota: Deixei de mencionar alguns livros importantes, por não se enquadrarem na cronologia escolhida. Dentre eles, cito Gilberto Freyre, "Casa-Grande & Senzala"; Celso Furtado, "Formação Econômica do Brasil"; Raymundo Faoro, "Os Donos do Poder"; Florestan Fernandes, "A Integração do Negro na Sociedade de Classes".

Leia mais: Angela de Castro Gomes


Leia mais:

Colônia
-5 datas
-Boris Fausto
-Evaldo Cabral de Mello
-Laura de Mello e Souza
-Manolo Florentino
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-As religiosidades e africanidades, por Ronado Vainfas
-Os documentos colonias, por Laura de Mello e Souza


Império
-5 datas
-Boris Fausto
-Evaldo Cabral de Mello
-Manolo Florentino
-João José Reis
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-A Independência e a Regência, por Evaldo Cabral de Mello
-A unidade nacional, por João José Reis

República
-5 datas

-Boris Fausto
-Angela de Castro Gomes
-Evaldo Cabral de Mello
-Manolo Florentino
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-A velha elite paulista, por Boris Fausto
-O pós-Segunda Guerra, por Angela de Castro Gomes
-A herança africana, por Manolo Florentino