BORIS FAUSTO

Raízes do Brasil , de Sérgio Buarque de Holanda (Ed. Brasiliense) - Livro que não se refere apenas à Colônia, mas nela localiza o essencial das "raízes do Brasil". A distinção entre colonização espanhola e portuguesa fez escola.

Visão do Paraíso , de Sérgio Buarque de Holanda (Ed. Brasiliense) - Ensaio sobre o imaginário do colonizador, como indica seu subtítulo: os motivos edênicos no descobrimento e na colonização do Brasil.

Formação do Brasil Contemporâneo (Colônia) , de Caio Prado Jr. (Ed. Brasiliense) - Um clássico sobre as linhas gerais da implantação da Colônia, de inspiração marxista, sendo referência importante para estudos posteriores.

O Diabo e a Terra de Santa Cruz , de Laura de Mello e Souza (Ed. Cia das Letras) - Aproxima-se e ao mesmo distancia-se do livro de Sérgio Buarque de Holanda, "Visão do Paraíso". Fundamental para o conhecimento da religiosidade popular e das chamadas práticas de feitiçaria no Brasil colonial.

Olinda Restaurada , de Evaldo Cabral de Mello (Ed. Topbooks) - Trata-se de um estudo sobre o período holandês no Brasil. Focaliza os anos 1630-1654, ampliando a compreensão dos interesses envolvidos, ligados ao açúcar, e a natureza da guerra de expulsão.

Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), de Fernando A. Novais (Ed. Hucitec) - Monografia clássica, de inspiração marxista, versando sobre relações entre a colônia e a metrópole, em uma conjuntura decisiva para os rumos da Independência brasileira.

Segredos Internos , de Stuart B. Schwartz (Ed. Companhia das Letras) - Monografia que reconstitui a economia e a sociedade açucareira da Bahia, a partir de fontes primárias. Critica concepções tradicionais sobre a continuidade no tempo e a riqueza dos senhores de engenho.

A Devassa da Devassa , de Kenneth Maxwell (Ed. Paz e Terra) - Estudo das relações entre Brasil e Portugal, nos anos 1750-1808, tendo como foco a análise da Inconfidência mineira.

A Nação Mercantilista , de Jorge Caldeira (Ed. 34) - Recentemente publicado, o livro é um ensaio sobre o Brasil colonial e do século 19, tratando de relativizar os elementos estruturais e enfatizar uma deliberada opção dos agentes internos, na explicação do "atraso brasileiro".

D. João 6º no Brasil , de Oliveira Lima (Ed. Topbooks) - Um clássico sobre o período joanino, publicado pela primeira vez em 1908. Reavalia o papel do rei português e reconstitui a vida na corte, com uma qualidade que prenuncia a obra de Gilberto Freyre.

Leia mais: Evaldo Cabral de Mello


Leia mais:

Colônia
-5 datas
-Boris Fausto
-Evaldo Cabral de Mello
-Laura de Mello e Souza
-Manolo Florentino
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-As religiosidades e africanidades, por Ronado Vainfas
-Os documentos colonias, por Laura de Mello e Souza


Império
-5 datas
-Boris Fausto
-Evaldo Cabral de Mello
-Manolo Florentino
-João José Reis
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-A Independência e a Regência, por Evaldo Cabral de Mello
-A unidade nacional, por João José Reis

República
-5 datas

-Boris Fausto
-Angela de Castro Gomes
-Evaldo Cabral de Mello
-Manolo Florentino
-Ronaldo Vainfas
O que falta estudar
-A velha elite paulista, por Boris Fausto
-O pós-Segunda Guerra, por Angela de Castro Gomes
-A herança africana, por Manolo Florentino