Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   Chico Science é enterrado em Recife

Blocos prestam homenagem no pré-carnaval de Recife

Agência Folha/AJB 03/02/97 23h56
De Recife e de São Paulo

Ormuzd Alves/Folha Imagem
Chico
Corpo de Chico Science foi levado em carro do Corpo de Bombeiros até o cemitério
O corpo do cantor e compositor Chico Science foi enterrado por volta das 18h desta segunda-feira. Chico Science, 30, morreu na noite de domingo, em um acidente de carro, entre Olinda e Recife. O músico teria sido fechado por um veículo não-identificado. Chico Science -que se chamava Francisco de Assis França- sofreu fraturas múltiplas na face, traumatismo craniano e afundamento do tórax. Ele estava sozinho no carro.

Um grupo de 12 cortadores de cana da Zona da Mata, vestidos de guerreiros do maracatu Piaba de Ouro, um dos mais tradicionais de Pernambuco, escoltou o corpo do cantor e compositor Chico Science, do velório ao carro de bombeiros que o conduziu ao cemitério. O caixão com o corpo do artista deixou o local onde estava sendo velado às 15h30 (16h30 em Brasília), transportado por policiais da guarda de honra.

Até aquela hora, dez mil pessoas haviam passado pelo local para homenagear o cantor, segundo estimativa feita pela PM. Cerca de mil pessoas permaneceram no prédio até a saída do corpo. Apesar da presença de artistas e pessoas famosas no velório, foram os anônimos cortadores de cana dos maracatus da Zona da Mata quem mais emocionaram os fãs e os parentes do cantor.

Trajando roupas típicas, coloridas e com guizos presos às vestes, os caboclos-de-lança (nome do personagem do maracatu) foram saudados com gritos de ''Chico, Chico''. Os fãs cantavam músicas de seu ídolo, enquanto os maracatus dançavam em frente ao caixão.

O corpo de Chico Science foi velado no pátio do teatro Guararapes, no parque de exposições Memorial Arcoverde, em Recife (PE), que fica dentro do Centro de Convenções de Pernambuco, em frente ao local onde ocorreu o acidente. "É para que o povo possa homenagear", explicou o pai do cantor, Francisco Luiz França, 66.

Fãs de Chico Science chegaram ao velório de manhã, mas foram obrigados a aguardar até as 8h, quando foi aberto ao público. Policiais militares foram chamados para organizar a fila, que já se estendia por 50 metros. Só foi permitida a entrada de quatro pessoas por vez para evitar tumultos. O enterro estava previsto para as 16h, no cemitério de Santo Amaro, mas sofreu atraso de duas horas. Milhares de fãs acompanhavam o cortejo.

O governador de Pernambuco, Miguel Arraes (PSB), soube em Brasília do acidente, através de seus assessores. Ele decretou luto oficial no Estado por três dias. A Polícia Técnica ainda apura as causas do acidente.

Líder da banda Chico Science e Nação Zumbi, Chico foi o criador do movimento mangue beat, mistura de ritmos locais nordestinos, como o maracatu e o xote, com pop, rock e funk. A banda tinha dois CDS gravados -"Da lama ao caos" e "Afrociberdelia"- e fez várias turnês nos últimos dois anos pela Europa e Estados Unidos.

Divulgação
Chico
Chico Science e a banda Nação Zumbi
Segundo um dos produtores de seu disco, o cantor já havia preparado um jingle de 30 segundos em homenagem ao Estado de Pernambuco, que se transformaria numa música de três minutos para seu próximo disco. O cantor gravaria no domingo uma participação na trilha sonora do curta "Cão sem plumas", da cineasta pernambucana Kátia Mesel, baseado num poema de João Cabral de Mello Neto. Da trilha sonora do filme participam Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.

Antônio Nóbrega mantém show
que faria com Chico Science

O ator e músico Antônio Nóbrega manteve o desfile do bloco "Na Pancada do Ganzá", previsto para esta segunda e terça-feira à noite, na praia da Boa Viagem, em Recife (PE). Ele se apresentaria com o cantor e compositor Chico Science. Antes de sair o bloco fez a primeira homenagem, respeitando um minuto de silêncio.

Nóbrega disse que a manutenção do desfile serviu como uma espécie de "tributo" à memória de Chico Science. Eles iriam se apresentar juntos no bloco, sobre um trio elétrico. Seria a primeira apresentação conjunta dos dois.

O bloco Pancada do Ganzá carregava faixas pretas e no intervalo entre uma música e outra, Nóbrega leu poemas e letras de músicas de Chico. O clima era de forte emoção durante o Carnaval Pré em Recife. Os blocos que vieram em seguida como o André Rio e o Mr.Brown, de Carlinhos Brown, cantaram também músicas do compositor. Ficou decidido que durante o carnaval, todos os blocos vão fazer um minuto de silêncio como fizeram os que se apresentaram nesta segunda na praia de Boa Viagem.

Chico Science ia lançar
site na Internet

Amigo pessoal de Chico Science, Rodrigo Teixeira conta que estavam preparando o lançamento de uma home page oficial na Internet. A página estava pronta, diz Teixeira, e seria lançada após o carnaval. Ela pode ser acessada pelo endereço www.truenet.com.br/cscience. Na tarde desta segunda, o site foi transformado em uma homenagem ao cantor.

Rodrigo Teixeira conta também que ele e o cantor estavam preparando uma novela para a Internet. Chico Science teria pensado em interpretar um dos papéis, conta Teixeira.

Leia também

Informações na Internet

  • Chico Science - Site oficial do cantor. A home page tinha lançamento previsto para depois do carnaval. Ela foi transformada em uma homenagem a Chico Science
  • Mangue Bit - Perfil de Chico Science e Nação Zumbi no site dedicado ao movimento mangue beat. No mesmo site, há uma página dedicada a fotos de Chico Science e Nação Zumbi e um perfil do grupo
  • Brazilian Music Up To Date - Entrevista com Chico Science