Anterior | Índice | Próxima

Brasília recebe exposição com gravuras de Goya

Agência Folha 28/10/97 16h28
De Brasília

Para entrar no circuito das megaexposições de artes plásticas, Brasília promove uma grande mostra internacional, ''Gravuras de Goya''. A exposição será inaugurada amanhã depois de ter passado por Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador (BA). multimídia, material didático, roteiro de visitação, palestras, workshops, visitas orientadas e -como não poderia faltar- souvenires vieram junto. Há também uma novidade: cartões telefônicos com reproduções de Goya.

Das 270 gravuras em metal do espanhol Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828), a mostra traz reproduções das 221 que formam suas quatro maiores séries. Elas pertencem ao acervo do Museu de Calcografia da Espanha. A série ''Caprichos'' tem 80 lâminas de cobre feitas entre 1797 e 1799. As críticas à nobreza e ao clero renderam ao pintor perseguições da coroa e da Igreja. ''Desastres da Guerra'' é o testemunho sobre a Espanha invadida por Napoleão. A série hiper-realista, feita entre 1810 e 1820, é composta por 80 gravuras. Há nelas a profundidade de campo, o congelamento do instante e o enquadramento próprios da fotografia.

Já as 40 gravuras de ''Tauromaquia'' -entre 1814 e 1816- trazem uma descrição documental expressiva das famosas touradas da Espanha. Com ''Disparates''(1819-1823), também conhecida como ''Provérbios'', Goya deixou um delírio surrealista em 21 imagens. São cenários de mistério com imagens que remetem aos sonhos e ao inconsciente e que tiveram grande influência na arte moderna.



Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.