BUSCA Miner



Índice | Próxima

Estréia na próxima sexta-feira filme produzido para Internet

da AP 03/05/2000 16h05
em Nova York

Quando o produtor de filmes Stephen Simon começou a pensar em um novo projeto, tinha uma condição: o filme deveria ser exibido apenas em computadores, não em cinemas. Na sexta-feira, dia 5, seu "Quantum Project" terá pré-estréia mundial no site SightSound.com (www.sightsound.com).

Considerado o primeiro filme para a Internet com uma equipe e elenco já estabelecidos, incluindo o ator John Cleese e o diretor Eugenio Zanetti, a produção custou US$ 3 milhões.
O filme conta a história de um cientista que descobre vida além de seu laboratório.

Milhares de curtas e longas de cineastas menos conhecidos já estão on line. Alguns, como "Quantum Project", são originais para a Internet, outros, concebidos como filmes escolares, agora encontraram uma platéia na rede.

Os produtores de "Quantum Project" passaram meses pesquisando tecnologias digitais _a produção não foi feita toda em película_ para ter as melhores imagens. O filme tem apenas 32 minutos, para manter os arquivos controláveis.

O arquivo com o filme para computador é equivalente a 80 milhões de caracteres de texto, então, os downloads devem demorar cerca de 10 minutos em um modem de alta velocidade e mais de quatro horas em um modem convencional. SightSound.com, que financiou o filme, vai cobrar US$ 3.95 por computador.

Os distribuidores decidiram fazer com que os espectadores baixem (copiem) o filme inteiro para o computador antes de assistir, evitando o uso da tecnologia ‘streaming‘, que possibilita ver o filme durante o download, mas deixa as imagens granuladas.

Ver o filme numa telinha de computador ainda não é nada como a tela grande do cinema ou mesmo da televisão. Simon disse que sua meta não é substituir o cinema. Para ele, o propósito é desenvolver novos meios para ver filmes e criar filmes apenas para computadores.

No passado, filmes independentes tinham vida curta além dos festivais de cinema. As salas se negavam a exibir tais filmes, preocupadas com a venda de ingressos. Agora, a Internet pode dar a esses filmes uma nova chance.

O site AtomFilms.com, por exemplo, comprou recentemente mais de cem filmes de estudantes de uma universidade da Califórnia, incluindo o "Electronic Labyrinth" de George Lucas.

Alguns estúdios de Hollywood estão indo atrás do novo negócio. Trimark Pictures e Miramax Films planejam colocar na Internet filmes que já foram exibidos nos cinemas. O site pop.com, de Steven Spielberg, deve lançar curtas na rede em breve.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA