BUSCA Miner



Índice | Próxima

Novela tenta consolidar estilo família na Globo

03/06/2000 00h51
MARCELO BARTOLOMEI
Coordenador de Ilustrada da Folha Online

Divulgação

Reynaldo Gianecchini e Vera
Fischer em cena de "Laços
de Família"
A nova novela das oito da Globo, escrita por Manoel Carlos, tenta consolidar o padrão família na emissora, tão marcante na gestão de Marluce Dias da Silva, diretora-geral de TV e Entretenimento das Organizações Globo, sucessora de Boni. "Laços de Família", que estréia nesta segunda-feira, dia 5, após o "Jornal Nacional", promete resgatar "a força da relação familiar" e falar de temas polêmicos na sociedade.

O autor é o melhor para fazer isso. Em "Por Amor", Manoel Carlos tratou de temas não menos marcantes que a relação entre mãe e filhos e a polêmica ruína _ou reconstrução_ da instituição casamento, entre outros. Não deve ser diferente, mas pode ser melhor. Desta vez, a beleza de Vera Fischer é ponto a mais na trama.

A era Marluce Dias sempre tentou se aproximar da família. É ordem da diretoria: nas propagandas institucionais da emissora, faz-se da palavra "você" alvo de exploração, fala-se de "caso de amor" e procura-se identificação com o telespectador.

Pelo menos em "Laços de Família" não deve haver tanta promiscuidade na troca de casais como em outras tramas já exibidas na emissora: Vera Fischer é mãe solteira; Alma (Marieta Severo) é viúva de três maridos; Tony Ramos (Miguel) perdeu a mulher em um acidente de carro; e assim por diante.

"Laços de Família" é ambientada no Leblon, tradicional bairro do Rio de Janeiro. "Minhas histórias precisam acontecer em um cenário limitado, mesmo que eventualmente os personagens viajem ao Japão", disse Manoel Carlos.

Elenco

De volta às novelas _em "Pátria Minha", teve de deixar o elenco por ser acusada de indisciplina_, Vera vive Helena, uma mulher de quase 50 anos, mãe solteira e com dois filhos, que se apaixona por um rapaz mais novo, se vê às voltas com o preconceito e é capaz até de abrir mão do amor para ver a filha feliz.

O principal tema da novela, no entanto, promete ser o transplante de medula, necessário a vítimas de leucemia. Durante a trama, Camila (Carolina Dieckmann) descobre a doença e, a partir disso, começa a luta para encontrar uma medula compatível e revelam-se verdades do passado sobre a sua paternidade.

"Acho que esta novela vai ajudar a incentivar o transplante de medula. Ninguém sabe direito o que é isso. As pessoas não fazem idéia que é só doar um líquido que depois se refaz no corpo e, assim, salvar uma vida. Vejo quanto é difícil alguém fazer doação de medula, porque as pessoas têm medo e acham que é algo muito complexo", disse Manoel Carlos, o "Maneco".

Em "Por Amor", sua última novela na Globo, Manoel Carlos trouxe à tona a polêmica troca de bebês entre mãe e filha (vividas por Regina e Gabriela Duarte, respectivamente), mostrando uma mesma vertente que leva agora a "Laços de Família": o amor de mãe e filha.

Em meio à turbulência provocada pela doença, Camila se apaixona por Edu (Reynaldo Gianecchini), então namorado de Helena.

Apesar de os caminhos parecerem levar a uma trama mexicana, não se deixe enganar. Manoel Carlos, que já escreveu novelas para outros países da América Latina e é expert no assunto, pretende, com a novela, revelar novos talentos e discutir temas muito próximos do ser humano. É o que todos garantem.

"Ele tem esta coisa de escrever para as pessoas, ele tem uma familiaridade com o jeito de falar, ele é muito próximo, parece que ele está na nossa casa filmando a gente todo dia para poder escrever uma novela", afirma a atriz Carolina Dieckmann, uma das protagonistas de "Laços de Família". Ela própria uma estrela que promete brilhar: é uma aposta de Maneco pela interpretação já apresentada nas primeiras gravações.

Cabe à também novata Giovanna Antonelli a missão de levar à TV o tema prostituição. Ela vive Capitu, uma jovem de classe média que faz "programas de luxo" para sustentar os pais e o filho.

O autor também aposta em novos atores como Júlia Feldens, Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini. Deborah Secco, por exemplo, viverá a vilã da novela.

Descubra quem é quem na nova novela

Ouça depoimentos dos artistas de "Laços de Família"

Leia a sinopse dos primeiros capítulos

Veja galeria de fotos do lançamento da novela

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA