Índice | Próxima

Lenine reúne os amigos na abertura do Heineken Concerts

Da Folha Online 05/04/2000 16h43
Em São Paulo

Folha Imagem
Veja a programação
O cantor Lenine
Um encontro de amigos e cúmplices em uma grande comemoração. Foi assim que o músico Lenine definiu o show desta quarta-feira (5), que abre o Heineken Concerts, às 21h30, no Tom Brasil, em São Paulo. “Não é trabalho, é um grande prazer”, afirmou Lenine à Folha Online. “Será um sincretismo de culturas muito grande.”

Lenine fará um show inédito tendo como ponto de partida as suas canções e receberá no palco músicos da Europa, da África e do Brasil: Richard Bona (Camarões), Regis Gizavo (Madagascar), Dominguinhos, Fabulous Trobadors (França), Cajú e Castanha, Marcos Suzano, Pantico Rocha e Marcelo Bernardes.

“É tudo novidade e o show será apresentado uma única vez: quem viu, viu, que não viu...”, brinca o compositor. Sempre bem-humorado e sorrindo, o cantor disse que o gostoso é que todos os músicos assumiram o risco do show.

“Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer no palco, mas, no ensaio de ontem (terça-feira), todo mundo se emocionou bastante”, disse. “A união de Fabulous Trobadors com Cajú e Castanha, depois do Dominguinhos com o Regis (Gizavo) foram maravilhosas”, afirmou Lenine, apostando em uma grande festa nesta noite.

De acordo com Lenine, a escolha dos seus convidados foi baseada na admiração mútua dos trabalhos. “Eu e o Richard Bona já tínhamos nos encontrado. Também conhecia o trabalho do Regis (Gizavo) e queria ver o encontro das sanfonas com a presença do Dominguinhos”, afirmou o músico brasileiro.

Como a sanfona é de origem francesa e Madagascar foi uma colônia da França durante muitos anos, o instrumento faz parte da cultura local. “Como disse o Dominguinhos no ensaio: é tudo farinha do mesmo saco”, disse Lenine.

O importante, de acordo com Lenine, é valorizar as relações com as pessoas. “Vamos tocar de tudo, músicas dos meus CDs, algumas inéditas, e um pouco do repertório de cada um dos convidados”, afirmou. “Muitos são parceiros antigos, como o Marcelo Bernardes que toca comigo há mais de 20 anos.”

Apresentação

O esquema do show também já foi definido: Lenine vai apresentar os convidados individualmente. “Criei toda a programação com o Braulio Tavares, meu parceiro de muitos anos, e assumirei o personagem de um trovador, chamando cada um com um poema ou trecho de música”, afirmou Lenine.

Assim, os músicos irão subir ao palco mostrando algo de seu repertório. “Teremos duos, trios, quartetos e, no final, todos iremos tocar juntos”, afirmou Lenine. “Na verdade, temos culturas diferentes, mas a alma é a mesma, tanto que o Gizavo tem o biotipo de um nordestino.”

Veja a programação completa do Heineken Concerts.

(André Tarchiani Savazoni)

Clique aqui para ler mais notícias sobre cultura na Folha Online.


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.